CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER: ENTENDA COMO FUNCIONA

Publicado em: 23/11/2022 17:39 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Ana Clara Gravino

CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER: ENTENDA COMO FUNCIONA

O Centro de Referência da Mulher (CREM), equipamento vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Friburgo, está oferecendo atendimentos jurídico, psicológico e social à mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O CREM é coordenado pela advogada Paula Bairral.

Geralmente, as mulheres vítimas de violência moral, psicológica, física, sexual, patrimonial são encaminhadas ao CREM pela Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher de Nova Friburgo (DEAM), equipamentos da Assistência Social do município, Defensoria Pública, órgãos de proteção às mulheres vítimas de violência, além das demandas espontâneas. Por mês o Centro de Referência da Mulher (CREM), realiza, em média, 14 atendimentos novos, sendo 50% violência moral/psicológica, 20% física, 15% sexual e 15% patrimonial.

O objetivo do CREM é prevenir o enfrentamento da violência contra a mulher, uma vez que, o órgão promove a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania por meio de ações globais e de atendimento interdisciplinar à mulher em situação de violência, estabelecendo, através dos atendimentos, uma relação de confiança e credibilidade da mulher em situação de violência.

O Centro de Referência da Mulher (CREM) funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, na antiga Rodoviária Leopoldina, localizada na Avenida Alberto Braune, ao lado da sede da Prefeitura de Nova Friburgo.