CIÊNCIA E TECNOLOGIA APRESENTA PROJETO NA SEMANA DE TURISMO

 

Publicado em: 04/07/2022 17:26 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF

Whatsapp

 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA APRESENTA PROJETO NA SEMANA DE TURISMO

Na última terça-feira, dia 28, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior foi convidada a participar da Semana do Turismo, evento organizado pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, Acianf. O objetivo foi apresentar o sistema de emissão de senhas para transporte coletivo turístico, desenvolvido pela pasta para automatizar este processo, auxiliando assim no trabalho da Secretaria de Turismo, responsável pela liberação do acesso.

As senhas eram geradas manualmente, e consequentemente, só em horário comercial. Com a automatização, as elas passaram a ser geradas em modo de autoatendimento, por meio do próprio responsável pelo transporte turístico, sem interferência humana por parte da Secretaria de Turismo, e a qualquer horário do dia ou da noite, liberando funcionários para desenvolverem outras atividades.

Além desse benefício, o sistema passou a gerar números que irão colaborar para um melhor planejamento das ações do setor. Como esses dados estão disponibilizados de forma aberta, outros atores ligados ao Turismo, assim como estudantes, poderão se beneficiar dessa fonte de informações.

Seguindo a filosofia “Open Source”, todo o código do programa está disponível para qualquer indivíduo, pela Internet, com a intenção de criar um ecossistema de desenvolvimento colaborativo. Segundo o secretário José Loyola Bechara, a iniciativa visa incentivar, por exemplo, que as Universidades estudem, com seus alunos, o código-fonte para desenvolverem melhorias e novas funcionalidades. O coordenador Luís Eduardo Salarini acrescenta que outros municípios também podem copiar livremente o sistema, adaptando-o para suas necessidades. Os interessados em conhecer o código-fonte pode entrar em contato com o endereço eletrônico: smctieps@sme.novafriburgo.rj.gov.br.


Imagens