DIA DA VACINA BCG: MATERNIDADE DE NOVA FRIBURGO POSSUI SALA DE VACINA ESPECÍFICA PARA BCG 

 

Publicado em: 01/07/2022 17:13 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

DIA DA VACINA BCG: MATERNIDADE DE NOVA FRIBURGO POSSUI SALA DE VACINA ESPECÍFICA PARA BCG 

Nesta sexta-feira, 1º de julho, é o dia da vacina BCG (bacilo Calmette–Guérin), que protege crianças contra a tuberculose, doença provocada por uma bactéria que afeta os pulmões, ossos, rins e meninges. 

O texto do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê como obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. Atualmente, vacinas como a BCG (que previne a tuberculose), febre amarela e tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) são obrigatórias. Ou seja, essa é uma vacina incluída no calendário básico de vacinação da criança e geralmente é administrada logo após o nascimento do neném.

Em março de 2022, uma sala específica para a aplicação do imunizante BCG foi inaugurada na Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro de Nova Friburgo. Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 730 doses já foram aplicadas neste ano em crianças do município. 

Além do espaço na maternidade, a Prefeitura oferece a vacinação na Policlínica Dr. Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, às segundas-feiras, a partir das 13 horas.