CAPACITAÇÃO COM AGENTES COMUNITÁRIOS SOBRE HANSENÍASE É PROMOVIDA PELA SECRETARIA DE SAÚDE

 

Publicado em: 04/05/2022 18:53 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

CAPACITAÇÃO COM AGENTES COMUNITÁRIOS SOBRE HANSENÍASE É PROMOVIDA PELA SECRETARIA DE SAÚDE

Na manhã desta quarta-feira, 04, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Área Técnica de Educação Permanente, realizou uma capacitação com os agentes comunitários da rede sobre Hanseníase, a pedido da Coordenação do Programa sobre a doença. 

A hanseníase é uma infecção crônica, suscetível de ser curada, que causa lesões de pele, danos aos nervos, podendo afetar os olhos e o nariz. Além das manchas, a perda de sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés também são sintomas da doença. O tratamento é realizado pelo SUS. 

A prevenção consiste no diagnóstico precoce, tratamento e educação sanitária. Diante disso, o encontro teve como objetivo aumentar o debate e promover o conhecimento técnico sobre o assunto com os servidores das Estratégias de Saúde da Família. 

A capacitação teve como foco na mobilização social, na identificação dos casos suspeitos e na promoção da saúde, a atividade contou com a apresentação do Programa de Hanseníase de Nova Friburgo e do Movimento Mohran, entidade voltada para a eliminação da doença através da conscientização.


Imagens