ORQUESTRA SINFÔNICA JUVENIL CHIQUINHA GONZAGA SE APRESENTA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, 6

Publicado em: 04/05/2022 18:40 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

Na próxima sexta-feira, 06, abrindo as comemorações no mês em que Nova Friburgo é a grande aniversariante, ocorrerá uma apresentação gratuita da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, às 15h, na Estação Livre, no Centro.  A orquestra é uma criação do Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME) e é um projeto formado por meninas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Esta é uma iniciativa pensada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as secretarias municipais de Cultura e de Turismo.

O nome da OSJC Chiquinha Gonzaga é uma homenagem à pianista, compositora e maestrina, primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil que, mesmo passando por muito preconceito, atuou com coragem e excelência sendo, hoje, uma referência na música brasileira.