SME REALIZA FORMAÇÃO PARA DIRETORES EM PARCERIA COM O COLÉGIO ANCHIETA

Publicado em: 14/04/2022 14:18 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

SME REALIZA FORMAÇÃO PARA DIRETORES EM PARCERIA COM O COLÉGIO ANCHIETA

A ação foi voltada para gestores municipais das escolas prioritárias da rede municipal de ensino

Na tarde de quarta-feira, 13, foi realizada uma formação para os gestores e orientadores das escolas prioritárias da rede de ensino da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo. A ação ocorreu em parceria com o Colégio Anchieta, tendo como convidada palestrante, Janaína Amorim, professora e coordenadora de projetos do colégio, que abordou o tema "Gestão Estratégica e Qualidade Escolar".

"Abrimos a nossa administração e mostramos a nossa maneira e escolha estratégica de trilhar este caminho de gestão escolar, quais foram nossas opções em termos de qualidade e vimos o que as outras escolas municipais têm em comum com a nossa realidade local, para que pudéssemos ajudar neste contexto de trabalhar a gestão de maneira mais organizada, com um planejamento estratégico e sabendo para onde ele vai, buscando a eficácia escolar", concluiu  Janaína.

Na ocasião, além de gestores e orientadores, a subsecretária pedagógica da SME, Cintia Damazio; Martha Rachel, do Conselho Escolar; Maylon Adame, da Prestação de Contas; e Magali Pinto Rodrigues, do Setor de Psicopedagogia Institucional, junto a sua equipe, também estiveram presentes.

Escolas prioritárias:

Um grupo de trabalho composto por representantes da Prestação de Contas, Conselho Escolar, Educação Integral e do Grupo de Assessoria Técnica e Educacional (Gate), todos setores pertencentes à SME, está realizando um estudo técnico dessas unidades com a elaboração de um plano de ação, para cada escola, objetivando cooperar com o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem das mesmas.

A subsecretária Cintia falou sobre esse assunto. "É importante compreendermos que uma gestão escolar democrática e eficiente é fundamental para estruturarmos um processo educacional de qualidade. Um bom plano de ações se inicia com  uma visão voltada para a própria realidade da escola, uma realidade específica e local. É necessário que cada unidade escolar faça uma análise das suas fraquezas e forças, suas oportunidades e desafios".