PAIS DOS ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL SÃO APRESENTADOS A IDEIAS ALIMENTARES MAIS SAUDÁVEIS PARA AS CRIANÇAS

Publicado em: 05/04/2022 19:44 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, proporciona para os alunos da rede uma boa alimentação, com ingredientes de qualidade e frescos, e, visando atender à resolução n°6 de 8 de maio de 2020, que proíbe o uso de açúcar para crianças menores de três anos, as creches são orientadas pelo setor de Nutrição da SME para que a mesma seja atendida. Esta orientação foi inspiração para que o Centro Municipal de Educação Infantil Brasilina da Rosa Teixeira, em Conselheiro Paulino, realizasse um trabalho interessante junto aos pais dos seus alunos.

Aline Barroso, diretora da unidade, comentou que uma reunião foi realizada para abordar a resolução já mencionada e, na ocasião, a merendeira Glauciane de Souza fez um bolo de maçã e passas, sem adição do açúcar, e também iogurte natural adoçado com passas, pêra e maçã.

"A ideia surgiu através da secretaria vir fazer os experimentos na nossa unidade e a gente tentar elaborar novas receitas sem açúcar. Algumas crianças aceitam bem, outras não, na reunião tiveram pais que pediram até a receita do bolo, já outros não gostaram tanto, mas, é assim mesmo, cada um tem um paladar diferente, principalmente para quem está acostumado a utilizar o açúcar. Porém, estamos elaborando receitas diferenciadas para que todos se adaptem a uma alimentação mais saudável."

Para o coordenador do setor de Nutrição da SME, Bruno Valverde, a mudança oriunda do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) mais significativa impactou diretamente a faixa etária de 0 a 3 anos, pela proibição da oferta de alimentos ultraprocessados e a adição de açúcar, mel e adoçante nas preparações culinárias e bebidas para crianças dessas idades especificamente.

"Conforme orientações do FNDE, verifica-se que as mudanças trazidas pela nova resolução terão a longo prazo um grande impacto na saúde e no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, que constituem a nova geração do nosso país. Portanto, as alterações propostas pela nova resolução objetivam a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, impactam diretamente na saúde pública brasileira."