PREFEITURA INGRESSA EFETIVAMENTE NA CLÍNICA SANTA LÚCIA

Publicado em: 05/04/2022 15:04 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

PREFEITURA INGRESSA EFETIVAMENTE NA CLÍNICA SANTA LÚCIA

Relembre como a intervenção foi realizada no Santa Lúcia pela Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde já vinha se preparando há um ano para a ingressão na Clínica Santa Lúcia. Em junho do ano passado, junto com o Centro Universitário da Serra dos Órgãos, a UNIFESO, a gestão realizou uma avaliação psicossocial dos pacientes para que os profissionais tivessem ciência sobre cada interno e seu histórico. Em novembro, aconteceu a primeira alta da Clínica, após a entrada da Prefeitura, dando início à desinstitucionalização na prática.

Nos últimos meses, processos de licitação foram abertos pelo Executivo para a compra de itens essenciais destinados à Santa Lúcia, como, por exemplo, para a aquisição de alimentos, medicamentos, material de limpeza e higiene.

A última quinzena de março foi destinada para o diálogo com os parentes e funcionários. A secretária de Saúde, Nicole Cipriano, se reuniu com eles nos dias 20 e 25 de março para uma conversa franca e aberta, na qual eles também foram ouvidos.

A transição da equipe, para que os novos administradores tivessem a devida ciência da rotina da unidade, teve início na segunda-feira passada, dia 28 de março. Já na quinta-feira, 31, durante a sessão da Câmara Municipal de Vereadores, foi aprovada a criação de quatro cargos importantes para o ingresso da Prefeitura na gestão da clínica, com o apoio e aprovação dos 21 vereadores.

Agora, o que acontece com a Clínica?

Na última segunda-feira, 04 de abril, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à intervenção administrativa junto à Clínica de Repouso Santa Lúcia, que fica em Mury, conforme preconiza o Decreto publicado pelo Executivo no último dia 28, seguindo a recomendação do Ministério Público realizada em 2021.

A orientação segue o processo de desinstitucionalização, que visa modificar a forma de organização das instituições psiquiátricas, criando estruturas que venham substituí-las. Através de medidas adequadas e humanizadas, realizando de forma segura e cuidadosa a reinserção dos pacientes na comunidade, dentro do que é possível. Cabe salientar que esse é um processo demorado, que leva anos para ser concluído.

A Clínica possui 117 internos no momento, que, agora, estão sob responsabilidade da gestão pública, que vem se empenhando para oferecer um serviço de saúde mental de qualidade para os pacientes e acolher os pacientes.