PROJETO DIRETOR MIRIM É REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL MUNICIPALIZADA AMÂNCIO AZEVEDO

Publicado em: 31/03/2022 19:57 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

Na última quarta-feira, 30, foi realizado na Escola Estadual Municipalizada Amâncio Azevedo, no Cascatinha, o projeto Diretor Mirim. O objetivo do trabalho é eleger dois representantes para trabalharem em conjunto com a gestora da unidade, sendo um diretor mirim, um estudante do 5º ano, e outro representante como vice-diretor, do 4º ano do Ensino Fundamental. Com três chapas concorrendo, a chapa verde, azul e a roxa, e com um total de 120 votantes, a chapa vencedora, com 78 votos, foi a roxa, composta pela nova diretora mirim Emanuelly de Oliveira Gomes e a nova vice-diretora Ana Lívia Galhardo Gonçalves.

A gestora da escola, Cláudia de Lima Andrade, comentou que os estudantes estarão junto com a direção, uma a duas vezes na semana, para aprender o trabalho de uma direção escolar e que as professoras Maria Cristina de Oliveira Ramos, do 4º ano, e Márcia Cristina de Azevedo Pires, do 5º ano, foram quem trouxeram a proposta do projeto Diretor Mirim.

"Com o retorno das aulas presenciais a gente está retomando alguns projetos que foram muito bons anteriormente e coincidiu de estarmos trabalhando, também, com a cidadania, com a identidade. [...] As professoras do 4º e 5º ano lançaram este projeto para trabalhar junto à direção da escola e para ouvir os alunos eleitos como porta-vozes de todos os demais alunos desta unidade. Então estamos trabalhando a cidadania, o respeito, a democracia, passando para os alunos, desde já, a importância do voto."

Martha Rachel, coordenadora do Conselho Escolar da Secretaria Municipal de Educação, e a Ana Paula Leal da Silva, representando o setor dos Anos Iniciais também da SME, estiveram na ocasião.

"É um espaço para ensinar e aprender sobre democracia, esse ato de votar é um momento muito especial e significativo. O nosso papel é incentivar a participação dos alunos para que tenham voz e construam coletivamente. Pois, futuramente, serão eles que conduzirão nosso país." - comentou Martha Rachel.