PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO E AGRICULTURA FAMILIAR: PARCERIA IMPORTANTE PARA A ALIMENTAÇÃO DOS ALUNOS DA REDE

Publicado em: 22/03/2022 16:58 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

A compra de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar e do empreendedor Familiar Rural para confecção da merenda escolar nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, em atendimento à Lei nº 11.947/2009, tem como resultado não só atender à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), como, também, contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis nos alunos. Por meio de ações de educação alimentar e nutricional, organizadas pelo setor de Nutrição, a Secretaria Municipal de Educação oferta refeições que cubram as necessidades nutricionais do alunado durante o período letivo.

A compra direta de produtos da agricultura familiar, realizada pela Prefeitura de Nova Friburgo desde 2011, tem como resultado o estímulo ao desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades rurais. Atualmente, a Associação Serra Nova dos Trabalhadores Rurais de Nova Friburgo, composta por cerca de 130 famílias, tem contrato firmado com o município no valor de R$ 1.170.764,04 para fornecer gêneros alimentícios de hortifruti para compor o cardápio escolar do ano letivo 2022, distribuindo itens como: abacate, abóbora, abobrinha, alface, aipim, batata doce, banana prata, banana da terra, beterraba, brócolis, caqui, chuchu, cenoura, couve, couve-flor, cheiro verde, espinafre, goiaba, inhame, repolho, tangerina ponkan, tomate e vagem.