PRÉDIO DA PREFEITURA GANHA NOVA ESCULTURA DE LEÃO

Publicado em: 15/03/2022 16:54 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Daniele Eddie

PRÉDIO DA PREFEITURA GANHA NOVA ESCULTURA DE LEÃO

A Prefeitura de Nova Friburgo e a Fundação Dom João VI estão instalando uma nova escultura de leão na entrada do Salão Azul, na sede do Executivo, onde ficavam as duas figuras que hoje estão expostas no portal do Solar do Barão, na Praça Getúlio Vargas, onde funciona a Fundação. A iniciativa foi viabilizada por meio de parceria com a iniciativa privada, a pedido do prefeito Johnny Maycon e do vice-prefeito Serginho.

A peça nova guarda muita semelhança com as outras duas imagens e também é confeccionada em ferro fundido. Ela foi adquirida no Rio de Janeiro especialmente para esta finalidade. A Fundação Dom João VI e a sua Sociedade de Amigos promoveram as obras de instalação, que incluem a construção de um pedestal de base e pintura, tudo devidamente acompanhado por uma arquiteta.

Quando os leões pertencentes ao Solar do Barão que estavam na Prefeitura retornaram ao seu local original, em 2013, houve uma grande comoção na cidade entre aquelas pessoas que mantinham uma relação afetiva e fotografavam com as esculturas. Com a inauguração da nova imagem, a população terá novamente acesso para criar novas memórias.

A instalação está na fase final e a inauguração está prevista para ocorrer nos próximos dias.

SOBRE OS QUATRO LEÕES QUE COMPÕEM A FACHADA DA FUNDAÇÃO DOM JOÃO VI

Na Praça Getúlio Vargas, nascedouro da história de Nova Friburgo, se encontra um precioso imóvel que guarda muitas histórias de nosso passado: o solar dos Clemente Pinto. O prédio foi sede de inúmeros órgãos municipais ao longo do século XX: Prefeitura (1921-1969), Câmara (1922-2001), Biblioteca (1941-2001), Fórum e Sala do Júri (1938-1941), Cadeia (1938-1940) e também foi depósito de materiais da prefeitura. Em maio de 1961, foi inaugurado o Porão das Artes, atual Centro de Artes e, hoje, abriga também a Oficina Escola.

Originalmente, a construção era ladeada por quatro colunas encimadas por esculturas de leões que, são do início da francesa Fundição Val d’Osne. Dada a importância artística e histórica das peças criadas por essa fundição, um desses leões está exposto no Museu do Louvre, em Paris, na França. Como o Barão de Nova Friburgo construiu sua residência em 1840, segundo pesquisa da Fundação Dom João VI, ele deve ter adquirido os quatro leões em uma de suas viagens a Europa na loja da fundição de Ducel em Paris, no número 22 da “Rue des Quatre Fils”, hoje número 26 do “Boulevard Poissonnière”.

Peças artísticas em ferro fundido produzidos pela fábrica ainda existem em grande número na França e pelo mundo e, nós friburguenses, temos o privilégio de possuirmos quatro delas em nossa cidade. No entanto, com a destruição das colunas no início do século passado, as esculturas foram dispersas, sendo duas delas colocadas no prédio da Prefeitura e as demais, dispostas na entrada do Centro de Arte.

Os quatro leões que compõem a fachada da Fundação Dom João VI fazem parte do tombamento do imóvel e seguem preservados. De acordo com o presidente da Fundação, Luiz Fernando Folly, a fachada do imóvel, incluindo os leões, passará por manutenção ainda neste primeiro semestre de 2022.