PACIENTES DE NOVA FRIBURGO REALIZAM EXAMES QUE ERAM FORA DO MUNICÍPIO NO HOSPITAL MUNICIPAL RAUL SERTÃ

Publicado em: 11/03/2022 15:49 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Na última quarta-feira, 9, a Secretaria Municipal de Saúde realizou no Hospital Municipal Raul Sertã os exames intravítrea e de tomografia de coerência óptica para 16 pacientes que eram feitos em Volta Redonda, que fica a mais de 230 quilômetros de Nova Friburgo.

O intravítrea é realizado através de uma injeção, aplicando medicamentos diretamente no vítreo (região interna do olho), aumentando a eficácia da ação no tratamento de doenças que afetam a retina.  Já a  tomografia de coerência óptica (OCT) avalia as camadas retinianas, da escavação do nervo óptico e da camada de fibras nervosas peripapilares.

Esses são exames que normalmente eram regulados para a execução em outra cidade, mas, por meio da pactuação, devido ao empenho das equipes do Tratamento Fora Domicílio e do Hospital Municipal Raul Sertã, poderão ser realizados no município. Assim, os pacientes tiveram mais conforto, já que não precisou haver locomoção.

Além de oferecer um serviço mais digno para a população, com essa ação os cofres municipais tiveram uma economia de cerca de 4.600 reais somente em uma viagem que não precisou ser feita com 14 pacientes.

A secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, disse que a expectativa é aumentar o número de procedimentos que podem ser realizados no município, oferecendo os serviços com mais comodidade e tranquilidade.