SEMINÁRIO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER VAI ENCERRAR AÇÕES DO MÊS DA MULHER

Publicado em: 10/03/2022 19:47 | Fonte/Agência: Ssecom/ PMNF - Guilherme Alt

SEMINÁRIO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER VAI ENCERRAR AÇÕES DO MÊS DA MULHER

Ônibus Lilás também estará no município para realizar atendimentos na Praça Dermeval Barbosa Moreira

Dando continuidade às ações da prefeitura em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Assistência Social vai realizar no dia 6 de abril o seminário “Violência Contra a Mulher Nova Friburgo Mete a Colher”. O evento acontece no auditório da Universidade Estácio de Sá (Rua José Acúrcio Benigno, 116 – Braunes), às 13h30 e contará com a presença do prefeito Johnny Maycon, assim como da secretária Simone Almeida, do subsecretário Diogo Bastos e da coordenadora do Centro de Referência da Mulher (Crem), Paula Bairral, entre outras autoridades.

“Reforçamos o compromisso do prefeito Johnny Maycon, de elaborar políticas públicas para as mulheres friburguenses. Pensamos em uma programação extensa que engloba todo o mês de março e o início de abril em que utilizaremos os nossos equipamentos para eventos como rodas de conversa e divulgação dos serviços do Crem. O objetivo da secretaria é descentralizar as ações para alcançar o maior número de pessoas. O seminário vai reforçar a importância da denúncia, os tipos de violência, onde a mulher pode buscar auxílio. Na ocasião o prefeito e a secretária farão homenagens a mulheres que se notabilizaram pela causa, bem como usuárias dos Crem”, explicou o subsecretário.

ONIBUS LILÁS - Ainda no dia 6, o Ônibus Lilás, que leva informações sobre prevenção à violência contra a mulher e presta atendimento às vítimas, estará em Nova Friburgo. O veículo ficará estacionado na Praça Dermeval Barbosa Moreira, das 10h às 15h.

Pintado na cor lilás, o ônibus é equipado com salas fechadas para garantir privacidade às mulheres, com modelo de atendimento multidisciplinar para vítimas de violência. No local haverá uma psicóloga, uma assistente social e uma advogada em esquema de plantão para atendimentos que se fizerem necessários. Importante frisar que os atendimentos serão gratuitos.

O objetivo do Ônibus Lilás é prestar atendimento a mulheres em situação de violência, fomentar políticas públicas específicas voltadas para este público e fazer um mapeamento da região em relação ao índice de violência contra elas.

"Através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, através da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, conseguimos trazer o Ônibus Lilás. A secretária mobilizou toda a pasta para que realizasse essa programação para demonstrar às mulheres friburguenses, com a temática da violência contra a mulher e colocar os equipamentos à disposição para romper com esse ciclo”, finalizou Diogo.