PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO ATUALIZA A SINALIZAÇÃO NA VIA EXPRESSA

Publicado em: 03/03/2022 17:55 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Eloir Perdigão

PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO ATUALIZA A SINALIZAÇÃO NA VIA EXPRESSA

A Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) da Prefeitura de Nova Friburgo fez intervenções de sinalização na Avenida José Pires Barroso, a Via Expressa, que liga os bairros Olaria e Cônego, no final do mês de fevereiro. O titular da Smomu, Fabrício Medeiros, salienta que, por se tratar de uma via que, embora de pequena extensão, seja classificada como arterial por suas características, foi elevada em dez km/h sua velocidade matriz, passando o limite para 60 quilômetros por hora, conforme a Tabela de Diretrizes Básicas para Definição de Velocidade, da Resolução Contran, número 180/05, com um total de quatro sinais de 60 quilômetros por hora no início de cada sentido e ao redor do seu principal acesso.

Na curva mais perigosa, que é seguida de estreitamento, no sentido Cônego, foi implantada nova placa retrorrefletiva de “curva acentuada à esquerda”, conjuntamente ao sinal de “velocidade máxima permitida”, com redução pontual para 40 km/h. No sentido Centro, na referida curva, também foi implantada nova placa do tipo retrorrefletiva de “curva acentuada à direita”.

Fabrício explica que para dar ênfase ao risco da curva acentuada, nos dois sentidos foram implantadas “linhas de estímulo à redução de velocidade”. Também foram substituídas duas placas de estreitamento de pista à direita, do tipo retrorrefletivas, sendo uma delas agora do lado direito da pista. Também foram revitalizadas as quatro setas de “mudança obrigatória de faixa” pintadas no pavimento. Numa outra curva, com incidência de acidentes, também foi sinalizada com sinais de curva acentuada à direita e curva acentuada à esquerda, conforme o sentido.

O secretário da Smomu observa que as demais placas de advertência foram limpas, como as de área escolar e de curva. “Tão logo esteja concluído nosso processo licitatório de placas, procederemos com a renovação das mesmas, inclusive com sinalização especial de advertência, onde os riscos são escritos por extenso, por inexistência de pictograma legalmente previsto ou para reforçar os existentes”, finalizou Fabrício.