PREFEITO DE NOVA FRIBURGO E SECRETÁRIO DE OBRAS PARTICIPAM DO 1º JOINT COORDINATION COMITTEE

Publicado em: 09/02/2022 14:44 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Anderson Frez

O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, e o secretário de Obras, Bernardo Verly, participaram, nesta terça-feira, 8, de forma online, do 1° Joint Coordination Comittee (JCC), com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), do prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, e técnicos das duas prefeituras.

O evento trata da cooperação técnica entre o governo brasileiro com o Japão, com foco no desenvolvimento e execução do Projeto Sabo,  que consiste no Aprimoramento da Capacidade Técnica em Medidas Estruturais contra Movimentos Gravitacionais de Massa em Foco na Construção da Cidades Resilientes, e que será implementado em Nova Friburgo e Teresópolis.

A ideia do projeto, além da cooperação técnica entre os dois países, é desenvolver dois projetos de barragem de fluxo de detritos, tecnologia pioneira no Brasil e difundida no Japão, com estimativa de cinco anos, criando as diretrizes técnicas até que seja executado de fato, tanto em Nova Friburgo quanto em Teresópolis.

“Essa é uma grande oportunidade para ajudar a nos preparar, fortalecer e ter mais capacidade técnica para, a médio e longo prazo, estarmos estruturados para realizar as intervenções e evitar tragédias em Nova Friburgo. Em mais essa parceria com o Japão teremos melhor monitoramento e controle sobre as áreas de riscos para proteger a nossa população”, disse o prefeito Johnny Maycon.

Importante ressaltar que R$ 20 milhões já estão aportados para o desenvolvimento e execução do projeto, que em Nova Friburgo será implementado em Duas Pedras, atrás do Hospital São Lucas.