2021 FOI O ANO COM MAIOR INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO NA HISTÓRIA DE NOVA FRIBURGO

Publicado em: 04/02/2022 17:21 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

2021 FOI O ANO COM MAIOR INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO NA HISTÓRIA DE NOVA FRIBURGO

Município ultrapassa duas metas de investimentos na Educação. Os valores superaram R$ 188 milhões

A Prefeitura de Nova Friburgo divulgou na última segunda-feira, 31 de janeiro, no Portal da Transparência, fixado ao site oficial do Executivo, o relatório resumido da execução orçamentária relativo ao ano de 2021 da educação municipal. Entre os dados registrados, um importante feito da pasta: a superação da meta mínima de 70% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) com aplicação no magistério, isto é, na remuneração dos profissionais da educação básica. O Município de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Educação, aplicou 91,23%, o que representa R$ 83.851.830,82.

Além disso, o Artigo 212 da Constituição Federal de 1988 estabelece que anualmente a União aplicará nunca menos de 18% da receita líquida de impostos (RLI) na manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE), e os estados, o Distrito Federal e os municípios, o mínimo de 25%. A SME aplicou, no ano passado, 30,32% das receitas e transferências de impostos. Em valores absolutos correspondem a R$ 104.708.095,53 na manutenção e desenvolvimento do ensino.

Esses investimentos e utilizações dos recursos citados são resultantes do trabalho sério e comprometido realizado por toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo que segue, inclusive, investindo em melhorias para a educação como um todo, como implantação o pacotão de benefícios para valorização do servidor, adequação, reforma, aquisição e manutenção das unidades escolares e, também, suporte pedagógico, apoio psicopedagógico para professores e alunos, cumprimento de protocolos de segurança e sanitários.