CONHEÇA O QUE É O FEVEREIRO ROXO LARANJA

 

Publicado em: 02/02/2022 19:01 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

CONHEÇA O QUE É O FEVEREIRO ROXO LARANJA

Durante este mês é celebrado o "Fevereiro Roxo Laranja", que reúne duas campanhas de conscientização sobre o tratamento de algumas doenças. O roxo fala sobre o lúpus, Alzheimer e a fibromialgia e o laranja sobre leucemia. 

O lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. O diagnóstico pode ser feito pelo conjunto de alterações clínicas e laboratoriais e não pela presença de apenas um exame ou uma manifestação clínica isoladamente. O tratamento é individualizado para cada paciente e tem como sintomas lesões de pele, dor e inchaço nas articulações das mãos e inflamações em diversas áreas do corpo.

O Alzheimer é uma forma comum da demência que na maioria das vezes acomete pessoas com idade avançada. A causa é desconhecida e não possui cura. O objetivo do tratamento é retardar a evolução e preservar por mais tempo possível as funções intelectuais. Os sintomas se resumem na falta da memória, como perguntar muitas vezes a mesma coisa ou na dificuldade em elaborar coisas simples, como a fala. 

A fibromialgia é uma síndrome, de caráter crônico e etiologia desconhecida, caracterizada por dor musculoesquelética que afeta várias áreas do corpo. Em função da inexistência de alterações orgânicas, a presença de fatores psicológicos como estresse, ansiedade, depressão, podem influenciar seu início e manutenção.  Por ser uma síndrome, está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres.

Já a cor laranja alerta sobre a leucemia. Essa é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas consideradas normais. 

O tratamento varia. Para leucemias de crescimento lento o tratamento pode incluir o monitoramento, enquanto para as agressivas o tratamento inclui quimioterapia. Dentre os sintomas estão febre, calafrio, fadiga, infecções frequentes, perda de peso, hemorragia e vermelhidão na pele. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo oferece através do SUS diversos serviços que servem de apoio no tratamento a essas doenças, como fisioterapia, atendimento psicológico, consultas com especialistas no ambulatório e o Tratamento Fora Domicílio, por meio da regulação, para os pacientes que demandam essa assistência.