TRADICIONAL COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS É DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Publicado em: 31/01/2022 18:21 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

Novo complexo educacional irá funcionar já no ano letivo de 2022

A Prefeitura de Nova Friburgo realizou a desapropriação do antigo Colégio Nossa Senhora das Graças, no bairro Olaria, em novembro de 2021. O educandário encontrava-se fechado desde o ano de 2016 e, a partir deste ano letivo, em março, passará a ser chamado de Complexo Educacional Nossa Senhora das Graças. O espaço possui três pavimentos e área esportiva, com três quadras de esporte, sendo uma coberta, além de auditório com palco e camarim, salas de aulas arejadas, espaço para circulação, acessibilidade, espaço para atividades extracurriculares, cozinha, cantina e refeitório.

Seis unidades escolares serão transferidas temporariamente para o novo Complexo Educacional Nossa Senhora das Graças. São elas: Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira; Escola Municipal Helena Coutinho; Centro Municipal de Educação Infantil Maria José Mafort; Centro Municipal de Educação Infantil Maura Rosa Rodrigues; Escola Municipal Messias de Moraes Teixeira e Escola Municipal São José.

Com a soma das seis unidades, aproximadamente 1.119 alunos irão frequentar o novo espaço. As sedes originais das escolas citadas passarão por reformas e obras estruturais. O objetivo, além de trazer mais qualidade para alunos, professores e toda a comunidade escolar, é atender a grande demanda em relação às vagas na rede municipal de educação. Pelo decreto Nº 1.183, publicado no Diário Oficial do município, a desapropriação foi decretada como interesse/utilidade para atender a educação pública de Nova Friburgo.

O prefeito Johnny Maycon comentou sobre o espaço amplo que atenderá melhor as crianças e trará mais dignidade para os profissionais da educação.
"As atividades do centro social, como também os projetos sociais, serão mantidos. Estamos com os nossos corações radiantes de alegria. É um sonho da comunidade de Olaria a reativação deste espaço para a sua finalidade de origem, que é educar crianças, então, os alunos da rede pública, a partir do período do ano letivo, estarão aqui. A Secretaria Municipal de Educação conseguiu sabiamente se organizar e instalar seis unidades educacionais. Eu tenho certeza que é mais um importante passo que a gente está dando rumo a uma maior valorização e, cada vez mais, melhorando a qualidade de ensino na nossa cidade".