RESPEITO E CONSCIENTIZAÇÃO: O DIA NACIONAL DA VISIBILIDADE DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS

Publicado em: 28/01/2022 17:50 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Guilherme Alt

Saiba quem é Carol, mulher trans, servidora pública e pioneira em diversas conquistas no município

Neste sábado, 29, celebra-se o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais. A data é uma alusão ao movimento que levou milhares de pessoas trans e travestis à Brasília-DF em ato organizado especificamente para lançar a campanha Travesti e Respeito, no Congresso Nacional. A data tem como objetivo ressaltar a importância da diversidade e a urgente necessidade de respeito para os movimentos trans, que envolvem travestis, transexuais e transgêneros.

Apesar da pandemia, o Centro de Referência LGBTQIA+ Hanna Suzart realizou a Semana da Visibilidade Trans divulgando os serviços do órgão, além de conscientizar a população sobre o tema.

O órgão é composto por uma equipe multidisciplinar na área social, psicológica e jurídica. A equipe é formada pela coordenadora Silvia Furtado, uma auxiliar administrativo, psicóloga e advogada. Os atendimentos podem ser agendados ou espontâneos. A unidade LGBTQIA+ também realiza palestras em diversas instituições e empresas.

Segundo a coordenadora Silvia Furtado, cerca de 70% dos desempregados de Nova Friburgo pertencem ao público LGBTQIA+ e por isso, o órgão deve preparar um projeto que possa incentivar a contratação deste público por parte das empresas.

O Centro Hanna Suzart fica na Av. Alberto Braune, 223, Centro (antiga rodoviária Leopoldina) e funciona de segunda a sexta, das 09h às 17h. O telefone é (22) 2523-7907.

O pioneirismo de Carol na Prefeitura
Caroline Alves Maia, mulher trans, Pedagoga, Advogada, formação técnica em Investigação Forense e Perícia Criminal, Pós graduada em Português Jurídico, Pós Graduada em Docência no Ensino Superior, Pós Graduando em Direito Eleitoral. Desde 2017 trabalha na prefeitura de Nova Friburgo, tendo passado por diversos setores, dentre eles o cargo de Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em 2020. Carol, como é carinhosamente chamada pelos colegas, atualmente é a gerente da Proteção Especial, da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para Juventude.

Os serviços de Proteção Social Especial fazem parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e têm como objetivo promover atenções socioassistenciais às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.

Carol acredita ser pioneira em diversas conquistas na cidade, como ser a primeira mulher trans a realizar a troca de documentos, a primeira a assumir um cargo no setor público e, consequentemente, a coordenar o Creas e gerenciar a rede de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social.

“Desempenho meu papel com muita dedicação. Nossa equipe não mede esforços para prestar o melhor atendimento à população, por diversas vezes até mesmo fora do horário de trabalho, aos finais de semana e feriados". Carol integrou a equipe de acolhimento às pessoas em situação de rua no ano passado.