NA PRIMEIRA SEMANA DE VACINAÇÃO INFANTIL CONTRA COVID-19, 383 CRIANÇAS RECEBERAM IMUNIZAÇÃO

Publicado em: 21/01/2022 18:40 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Daniele Eddie

A Prefeitura de Nova Friburgo iniciou na última quarta-feira, 19, a vacinação contra covid-19 em crianças. A vacina foi oferecida para as crianças de 11 anos com comorbidade ou deficiência permanente e 120 doses foram aplicadas. Em paralelo, o município realiza vacinação dentro das instituições que atendem crianças com necessidades especiais e em situação de vulnerabilidade, na faixa etária de 5 a 11 anos. Ao longo dessa semana, outras 263 crianças também foram vacinadas. Ao final desta primeira semana de imunização infantil a cidade já soma 383 crianças com a primeira dose.

Nova Friburgo recebeu 940 doses do imunizante pediátrico Pfizer na primeira remessa para iniciar a vacinação. A aplicação segue as orientações do Ministério da Saúde e ocorre de forma decrescente e priorizando grupos com deficiência permanente ou comorbidades.

A Secretaria de Saúde também está vacinando crianças atendidas em instituições da cidade. As equipes de saúde realizaram 263 imunizações dentro desses estabelecimentos, atendendo crianças de 5 a 11 anos. Foram contemplados, até agora, 43 menores na Associação Friburguense de Pais e Amigos do Educando (Afape); 12 na Pestalozzi; oito na Casa de Acolhimento Institucional Vila Sorriso (Caivs) e 200 na Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae).

A Secretaria de Saúde esclarece que realiza vacinação pediátrica e em adultos de forma concomitante e que, para aplicação da vacina em crianças, é exigido local específico para este público visando mitigar possíveis confusões de doses e para que os profissionais dediquem maior atenção ao avaliar a caderneta infantil. Para vacinação pediátrica, é necessário que o imunizante receba um procedimento de diluição diferente e ainda que a equipe tenha recebido capacitação específica para esta campanha.

NOVO CALENDÁRIO - Na próxima semana a Prefeitura de Nova Friburgo realizará a vacinação pediátrica para todas as crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidade. A vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde, das 9h às 15h. Já nas Estratégias de Saúde da Família de Amparo, Riograndina, Campo do Coelho, Mury, Varginha, Centenário, Lumiar e Vargem Alta o imunizante será ofertado das 9h às 13h.

É obrigatória a apresentação do CPF, RG, cartão de vacinação infantil, comprovante de residência e uma declaração médica ou receita que comprove a comorbidade. Durante o dia serão entregues senhas nas unidades, já que as doses serão distribuídas de forma proporcional e igualitária em todos os postos. Vale ressaltar que não há a necessidade de aglomeração nas filas, pois de acordo com o recebimento de doses, a Secretaria de Saúde vai oferecer a vacina a todas as crianças na faixa etária estabelecida.

Veja a lista das comorbidades relacionadas pelo Ministério da Saúde: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2, como lesão em órgão-alvo; insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensa, sindromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, de grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, sindrome de down e cirrose hepática.