CONSELHO MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO É EMPOSSADO NESTA QUARTA-FEIRA, 15

Publicado em: 16/12/2021 17:31 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF

O plenário da Câmara de Nova Friburgo sediou, na noite da última quarta-feira, 15, a solenidade de posse do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Nova Friburgo, eleito no último dia 10 de dezembro para o biênio 2021/2023.

Consequência da promulgação do Código Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação aprovado pelo Legislativo no final de 2020, cuja construção se deu de forma coletiva e compartilhada por diversas instituições da cidade, o CMCTI terá importante papel no fortalecimento da política pública municipal de estímulo à inovação, tornando-a fator estratégico para o desenvolvimento do município.

O Conselho foi criado a partir do conceito da "hélice quádrupla", ou seja, com sua formação contendo representantes do poder público, instituições de ensino e pesquisa, associações empresariais e de fomento e representantes da sociedade civil organizada. Desta forma, espera-se um debate sempre democrático e equilibrado entre os players dos diversos setores.

Segundo o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Loyola Bechara, o Conselho é constituído em um momento importante, consolidando trabalho estruturante iniciado há alguns anos, tendo como base o grupo intitulado InovaFri Serra do Silício, o qual se reúne periodicamente para debater desafios e oportunidades associadas à tecnologia e inovação para o desenvolvimento municipal.