PREFEITURA REALIZA MAIS DE 2.200 AÇÕES DE LIMPEZA EM BUEIROS NO MUNICÍPIO

Publicado em: 15/12/2021 14:22 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

PREFEITURA REALIZA MAIS DE 2.200 AÇÕES DE LIMPEZA EM BUEIROS NO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Nova Friburgo vem realizando ao longo deste ano a limpeza de bueiros e desobstrução de galerias pluviais em toda a cidade. A ação preventiva aos alagamentos, nestes 12 meses, contemplou mais de 2.220 bueiros, entre serviços de retirada de terra, desobstrução com caminhão vacall e revisão.

Conforme levantamento da Secretaria de Serviços Públicos, o setor atendeu 1.680 ocorrências, com retirada de todo tipo de lixo, terra, folhagens e galhos. Todo esse material dentro dos bueiros causa entupimentos e, em dias de chuva, represa a água e provoca alagamento, dificultando o escoamento. Cerca de 600 bueiros foram limpos pelas subprefeituras de Conselheiro Paulino, Olaria, Cônego e Cascatinha, Campo do Coelho e Lumiar e São Pedro da Serra.

“Em um primeiro momento, retiramos muito lixo e muita terra dos bueiros, alguns deles estavam completamente tapados há anos. Agora o trabalho tem sido de revisão para evitar que fiquem totalmente entupidos. Ainda temos problemas pontuais de alagamentos no nosso município, alguns precisam de intervenções maiores como troca de manilhas”, explicou Eduardo Trigo, secretário de Serviços Públicos.

Um exemplo disso é a região do centro da cidade, no entorno da Praça Getúlio Vargas. A região sempre é bastante impactada com as chuvas, dependendo de uma grande obra para solucionar tal problema. A previsão é de que, em parceria com o governo do estado, esta grande obra de drenagem pluvial seja realizada.

Nas áreas de atuação das subprefeituras o trabalho de manilhamento vem sendo realizado em parceria com a Secretaria de Obras. Já a desobstrução das galerias com o caminhão vacall conta com o suporte da Secretaria de Serviços Públicos. “Com este bom entrosamento entre as secretarias municipais e as subprefeituras, e da prefeitura com o governo do estado, vamos avançando e trazendo mais qualidade de vida para os friburguenses", finalizou Eduardo