ALUNA DA REDE MUNICIPAL TERÁ POESIA PUBLICADA EM LIVRO

Publicado em: 15/12/2021 14:18 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

ALUNA DA REDE MUNICIPAL TERÁ POESIA PUBLICADA EM LIVRO

Sophia Raphael Barrozo é aluna do CEFFA Flores e participou de concurso intitulado "Solos e Poesia"

Há três anos existe o concurso de poesias relacionadas ao solo intitulado "Solos e Poesia", do projeto Educação em Solos para Todos, da professora Adriana Ribon, da Universidade Estadual de Goiás, em comemoração pelo Dia Mundial do Solo, que foi no último dia 5 de dezembro. A aluna Sophia Raphael Barrozo, do 7º ano, estudante do Colégio Municipal CEFFA Flores de Nova Friburgo, em Vargem Alta, uma das 75 inscritas no projeto, teve sua poesia selecionada entre as 33 escolhidas e, ao final do mês de março de 2022, será publicada em um livro.

Maria Clara Estoducto, professora de Sophia, soube da inscrição do concurso e estimulou a participação da aluna. "Perguntei a Sophia se ela gostaria de mandar a poesia dela, que tínhamos feito em uma atividade no início do ano. [...] Costumo trabalhar na disciplina de técnicas agropecuárias a importância do solo como um organismo vivo e todos os grandes serviços ecossistêmicos que ele oferece, além do trabalho técnico do  manejo sustentável do solo e a importância dos organismos que ali vivem. Acho fundamental demonstrar e trocar com os alunos que o solo pode nos ofertar diversas possibilidades no âmbito cultural e artístico, como a Tinta de Solo e as poesias relacionadas ao solo, de forma transdisciplinar. Assim, o solo pode tornar-se material didático em ações de educação ambiental e educação em solos para estudantes do ensino fundamental, como forma de sensibilização, promovendo o desenvolvimento sustentável no campo e na cidade, buscando conhecer para conservar o solo".

A estudante Sophia fez comentários sobre a matéria trabalhada no CEFFA Flores, escola de campo que, inclusive, utiliza a pedagogia da alternância. "Sobre a matéria agricultura, acho muito legal e por morar em zona rural agradeço muito por aprender sobre nossa comunidade e como mexer com o solo. As aulas são incríveis e a cada dia aprendemos mais sobre como trabalhar com a terra. Minha inspiração veio a partir de nossas aulas, assim que aprendi o quanto o solo é importante e todas as possibilidades e condições da terra e da agricultura. Agradeço muito a minha professora Maria Clara", concluiu a jovem aluna.

Lúcia Amorim, diretora do CEFFA Flores, falou sobre seu orgulho pela estudante e sobre o seu comprometimento. "Enquanto gestora, só posso tecer elogios à aluna Sophia e dizer que estou muito feliz e orgulhosa por sua conquista. Estou certa que muitas outras virão, pois a aluna é exemplo de comprometimento e disciplina com tudo que se propõe a fazer na escola. Desejo muito sucesso e estendo os parabéns à sua família, sempre presente em sua jornada acadêmica".