PROJETO “DE OLHO NO FUTURO” PROPORCIONA ENTREGA DE ÓCULOS A ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

Publicado em: 13/12/2021 15:24 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

Mais uma etapa do projeto "De Olho no Futuro" foi concluída. Na manhã de sábado, 11, alunos da rede municipal foram contempladas com novos óculos. A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo conta com a  parceria do Rotary Club Nova Friburgo, que desde 2003 já atendeu mais de 20 mil estudantes que passaram pela triagem e cerca de oito mil pelo exame de vista. Sendo detectada a necessidade é realizada a entrega dos óculos.

Marcia Carestiato, coordenadora do “De Olho no Futuro”, lembrou que o projeto já foi desenvolvido em todo o Brasil, o que o torna muito bem-sucedido, e agradeceu a equipe do município. “Temos que deixar os nossos agradecimentos à Secretaria de Educação, a todas as diretoras das escolas com a disponibilidade para nós fazermos os exames nas crianças e um agradecimento especial ao dr. Alexandre, pois ele tem um carinho muito grande com este projeto. Inclusive, agradeço aos companheiros do Rotary e a todos os envolvidos. [...] É com muito prazer que a gente está, hoje, fazendo esta entrega".

A secretária de Educação, Caroline Klein, salientou a importância da retomada do “De Olho no Futuro” para a rede e agradeceu à Marcia e ao dr. Alexandre pela parceria, destacando também as famílias dos alunos por acreditarem no projeto. Já o prefeito Johnny Maycon comentou sobre o baixo rendimento que pode ser ocasionado pela não detecção da deficiência visual. “A gente sabe o quanto a deficiência visual compromete, inclusive, a eficiência do ensino. [...] Este é um projeto importante, se não fosse por meio dele muitas dessas crianças contempladas até hoje talvez não teriam sido diagnosticadas. Imagine quantos prejuízos elas teriam, como também suas famílias. [...] Não tenho dúvidas que isso vai gerar mais qualidade de vida para nossos alunos. A instituição Rotary da nossa cidade tem nos presenteado com muitas coisas boas, então agradeço a cada um de vocês que têm contribuído muito para uma sociedade mais igualitária, mais justa e dando oportunidade às famílias e crianças".

Na ocasião, estiveram presentes, além do prefeito Johnny Maycon, a primeira-dama Lorrayne Ribeiro, a secretária municipal de Educação, Caroline Klein; o presidente do Rotary Club, Ricardo Lengruber; a sócia representiva do Rotary e coordenadora do projeto, Marcia Carestiato; o sócio representativo do Rotary, Dalton Carestiato; e o médico responsável pelos exames, Alexandre Alvarez Ribeiro, além de familiares.

Sobre o projeto “De Olho no Futuro”

O projeto "De Olho no Futuro" visa a assistência oftalmológica gratuita aos alunos da rede municipal de ensino. No mês de novembro foi realizada a primeira etapa do programa, que é o exame de vista para os estudantes no Centro Oftalmológico de Nova Friburgo, no Centro. Neste ano foram selecionados 52 alunos, de 24 unidades escolares, para o atendimento pelo projeto, que funciona da seguinte forma: em sala de aula o professor é capacitado para perceber a necessidade do aluno e realizar a triagem inicial por meio da tabela de Snellen, um teste simples que possibilita a detecção da dificuldade de visão do estudante. O aluno, então, é encaminhado para o exame oftalmológico providenciado pelo Rotary Clube. Tendo a confirmação da necessidade do uso dos óculos, a instituição também os providencia.