SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA 266 TESTES DE HIV E SÍFILIS EM UM DIA

Publicado em: 10/12/2021 18:00 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA 266 TESTES DE HIV E SÍFILIS EM UM DIA

Na quinta-feira, 9 de dezembro, aconteceu em algumas Estratégias de Saúde da Família de Nova Friburgo um dia de testagem em massa para detecção do HIV e sífilis. A ação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal IST/AIDS/Hepatites Virais, teve como objetivo ampliar a realização desses testes e consequentemente diagnosticar de forma precoce as infecções.

Foram realizados 110 testes de HIV, sendo dois reagentes, e 156 de sífilis, sendo deste número 11 reagentes. Ao todo 6.624 preservativos masculinos foram encaminhados às unidades de saúde, assim como folders contendo conteúdos de divulgação sobre o assunto.

Durante o ano é oferecida a testagem na rede SUS, através do Programa de Nova Friburgo que já acolhe cerca de 1.200 pessoas no município. Os exames são oferecidos no Centro de Saúde Dr. Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, nas ESFs de Olaria (II e III), Riograndina, São Pedro da Serra, Rio Bonito, São Lourenço e Centenário, no Hospital Municipal Raul Sertã e no Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro.

Neste mês é celebrado o Dezembro Vermelho, período em que é feita a campanha de conscientização, prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis. Em Nova Friburgo, nos próximos dias, até 17 de dezembro, estará sendo ofertado no laboratório do Hospital Municipal Raul Sertã o teste de detecção para atendimento de urgências, internados e funcionários.