NOVA FRIBURGO PARTICIPA DO CURSO ‘’UNIDADE BÁSICA AMIGA DA AMAMENTAÇÃO’’

Publicado em: 08/12/2021 18:43 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

NOVA FRIBURGO PARTICIPA DO CURSO ‘’UNIDADE BÁSICA AMIGA DA AMAMENTAÇÃO’’

Através da Área Técnica de Saúde da Criança, Adolescente e Aleitamento Materno da Secretaria Municipal da Saúde de Nova Friburgo, alguns profissionais da rede SUS participaram do curso ‘’Unidade Básica Amiga da Amamentação’’ (Iubaam).

A iniciativa tem como objetivo a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na Atenção Básica de Saúde, ou seja, nos postos, que possuem um papel importante no suporte às mães e aos bebês nessa fase. As unidades influenciam para que a amamentação seja uma prática universal, fazendo com que o acesso às informações para a comunidade sobre o tema chegue de forma mais prática e fácil.

A partir disso, o curso da Iubaam foi criado, capacitando ainda mais os profissionais da saúde pública do município neste quesito. A qualificação é oferecida pela Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, e está sendo realizada em seis encontros, com previsão de término no próximo dia 15 de dezembro.  A parte prática é feita no Centro de Saúde Dr. Sílvio Henrique Braune com profissionais facilitadores e membros da Promoção da Saúde, Área Técnica da Nutrição e Alimentação Saudável.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, ações como essas permitem que os profissionais de saúde do município integrem com mais efetividade a rede de apoio para as mães no momento do aleitamento, oferecendo a elas e seus filhos a oportunidade da amamentação segura.

A Organização Mundial da Saúde alerta sobre a importância e os benefícios da amamentação exclusiva tanto para o bebê quanto para a mulher até pelo menos os seis primeiros meses após o nascimento. Já que, através do aleitamento, o desenvolvimento das crianças acontece de forma saudável.