NOVA FRIBURGO TERÁ NO PRÓXIMO SÁBADO, 23, MAIS UM DIA D DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM CINCO LOCALIDADES

 

Publicado em: 18/10/2021 17:34 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Fernando Moreira

Whatsapp

 

NOVA FRIBURGO TERÁ NO PRÓXIMO SÁBADO, 23, MAIS UM DIA D DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM CINCO LOCALIDADES

Nova Friburgo segue realizando a campanha de vacinação antirrábica e, no próximo sábado, 23 de outubro, promoverá mais um Dia D de imunização, das 9h às 14h, em cinco localidades do município: posto de saúde de Riograndina, Associação de Moradores do Parque Maria Tereza, posto de saúde de Conselheiro Paulino, Escola Municipal Umbelina Breder de Queiroz, no Jardim Califórnia, e Creche Municipal Izabel Monteiro, no Rui Sanglard. 

Até o momento, 7.631 cães e gatos já foram vacinados na cidade. Somente no primeiro Dia D de imunização, realizado no último dia 9 de outubro, em Amparo, Campo do Coelho, Lumiar, São Pedro da Serra e Boa Esperança, 3.306 animais receberam a vacina antirrábica. 

É importante frisar que não é necessário agendamento e o tutor pode levar o animal em um dos cinco pontos de vacinação durante o horário estipulado para garantir a imunização do pet. A ação é promovida pela Prefeitura de Nova Friburgo, através da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, e está sendo promovida em cinco etapas, sendo a segunda o Dia D do próximo sábado, 23 de outubro. 

Até o momento, quase 30 bairros e distritos já foram atendidos pela campanha: São Lourenço, Fazenda Campestre, Baixada de Salinas, Três Picos, Jaborandi, Fazenda Rio Grande, Toledo, São Romão, Cascata, Rio Bonito de Cima (praça), Rio Bonito de Cima (Cabeceira), Rio Bonito de Baixo, Toca da Onça, Santa Luzia/Serra Mar, Benfica, Boa Esperança de Cima, Vargem Alta, Santiago, Alto do Schuenck, Cardinot, Santa Cruz e Janela das Andorinhas. Em Macaé de Cima, Bocaina dos Blaudt e Centenário a vacinação já foi iniciada, porém ainda não concluída. Demais bairros e distritos da cidade também serão atendidos e os dias e locais de vacinação serão divulgados em breve pela Prefeitura de Nova Friburgo.

O QUE É A RAIVA? - É uma zoonose transmitida ao ser humano através do contato com a secreção salivar, por mordedura, lambedura e arranhadura, dos mamíferos doentes. Esta doença possui quase 100% de letalidade, havendo no Brasil o relato de apenas um caso convertido à eliminação do vírus e recuperação clínica.