SUBPREFEITURA DE CONSELHEIRO FAZ LIMPEZA EM CÓRREGO E RETIRA BAMBUZAL DE 15 METROS

Publicado em: 06/10/2021 17:56 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

SUBPREFEITURA DE CONSELHEIRO FAZ LIMPEZA EM CÓRREGO E

RETIRA BAMBUZAL DE 15 METROS

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Subprefeitura de Conselheiro Paulino, atendeu uma demanda antiga dos moradores da Rua Lafaiete Bravo Filho, no Loteamento Tio Dongo, próximo ao Jardim Califórnia, com a poda de bambus. Quem passava pelo local não conseguia visualizar a existência de um córrego, já que o bambuzal, de aproximadamente 15 metros de altura, estava se alastrando de uma margem à outra.

Sendo assim, atendendo às solicitações, a Subprefeitura local, com o apoio da secretaria de Serviços Públicos, com o suporte do caminhão da equipe de Parques e Jardins, realizou o corte e a retirada da planta do leito do córrego D’antas, incluindo, ainda, capina e roçada na margem que faz rumo com a rua. O trabalho foi finalizado nesta terça-feira, dia 5.

Este local apresenta histórico de alagamentos nos períodos de chuvas fortes e o serviço de limpeza e desobstrução de parte do leito facilitará o fluxo de água. No entanto, de acordo com a subprefeita de Conselheiro Paulino, Patrícia Felippe, este córrego ainda precisa ser totalmente desassoreado para ampliar a capacidade de vazão.

“Agora estamos trabalhando com o auxílio da retroescavadeira, retirando o resto da poda e dando início a uma dragagem emergencial, já que o período de chuvas está próximo e os moradores daqui  sofrem há muitos anos com enchentes” – comentou Patrícia, ressaltando que a Subprefeitura já entrou em contato com o Instituto Estadual do Ambiente – INEA, solicitando a ampliação do serviço de dragagem em Conselheiro Paulino.

“Sabemos que esta não é uma competência da Prefeitura e sim do INEA, mas como começamos a fazer um trabalho neste trecho, vamos até o final porque a gente deve essa prestação de contas para a população” - destacou a subprefeita.

A Subprefeitura de Conselheiro Paulino segue com outras ações de limpeza preventiva. No Terra Nova, a Subprefeitura também atuou na limpeza das margens do rio que passa próximo ao local, com capina, roçada e retirada de lixo. Nos próximos dias, o trabalho de limpeza de bueiros e retirada de lixo descartado irregularmente segue para outros pontos do 6 distrito.