PREFEITURA PARTICIPA DA CELEBRAÇÃO DOS 20 ANOS DA APA ESTADUAL DE MACAÉ DE CIMA 

 

Publicado em: 15/09/2021 12:58 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

Whatsapp

 

PREFEITURA PARTICIPA DA CELEBRAÇÃO DOS 20 ANOS DA APA ESTADUAL DE MACAÉ DE CIMA 

A Área de Proteção Ambiental Estadual de Macaé de Cima, localizada no distrito de Lumiar, está comemorando 20 anos de existência. E na terça-feira, dia 14, um evento marcou a importância desta APA na preservação ambiental e contou com a participação da secretária municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Nova Friburgo, Vívian de Assis. 

“A APA de Macaé de Cima tem uma função muito importante na preservação ambiental do município de Nova Friburgo e apenas com essa parceria da Prefeitura e do Commam [Conselho Municipal de Meio Ambiente] com a gestão da APA conseguiremos cumprir essa difícil tarefa que é conter a expansão urbana desordenada e preservar, principalmente, a mata atlântica”, destacou Vívian durante o evento comemorativo.

O trabalho desenvolvido pelas equipes da APA de Macaé de Cima desde 2001 inclui o monitoramento e a fiscalização ambiental, cuja responsabilidade e gestão é do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A APA de Macaé de Cima ocupa terras nos municípios de Nova Friburgo e Casimiro de Abreu, sendo que a maior parte está em Nova Friburgo. 

A região é considerada um berço das águas, pois conta com a nascente de importantes rios, sendo ainda um local rico em biodiversidade, com pelo menos três mil e trezentas espécies de plantas e de animais identificadas. Além disso, a região tem forte influência cultural, a exemplo da agricultura tradicional desenvolvida pelos colonizadores. 

A chefe da APA de Macaé de Cima, Denise Marçal Rambaldi, salientou que o trabalho é desenvolvido com educação ambiental. "Essa é a ferramenta de salvação deste lugar para as próximas gerações. Quem lida com conservação ambiental pensa no presente olhando para o futuro para que essas terras e espécies maravilhosas possam ser protegidas e gerar coisas para esse importante município fluminense, não só com o turismo, mas também com a proteção de suas águas e proteção florestal", finalizou Denise.


Imagens