PREVENÇÃO AO CÂNCER DE BOCA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE OFERECE ATENDIMENTO GRATUITO EM PATOLOGIA ORAL

 

Publicado em: 13/09/2021 19:53 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

PREVENÇÃO AO CÂNCER DE BOCA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE OFERECE ATENDIMENTO GRATUITO EM PATOLOGIA ORAL

O Câncer de boca é uma enfermidade comum, que acomete qualquer pessoa, especialmente homens com idade avançada. Dentre os fatores que aumentam o risco da doença, o principal causador é o fumo. A fumaça do cigarro tem mais de 6.000 substâncias químicas prejudiciais à saúde, sendo que, mais de 60 delas são cancerígenas. 

Além disso, o consumo excessivo de bebidas também é uma das causas do câncer, tendo em vista que o álcool danifica o DNA e as proteínas do corpo. Outro fator é a radiação solar que, demasiadamente, pode propiciar a patologia. 

O câncer de boca é caracterizado através de uma ferida no lábio ou dentro da boca e geralmente é diagnosticada apenas nos estágios mais avançados, quando o tratamento já é mais difícil. Por isso, quanto maior a prevenção, menor é o risco de desenvolver a doença. Um dos primeiros passos para o cuidado bucal é realizar o autoexame. 

COMO REALIZAR O AUTOEXAME: 

O autoexame consiste em procurar feridas brancas ou avermelhadas nas bochechas e nos lábios, apalpar a língua e observar o céu da boca e a iminência de caroços na garganta. Também é importante a consulta periódica ao dentista. 

SECRETARIA DE SAÚDE OFERECE ATENDIMENTO EM PATOLOGIA ORAL

Caso seja identificada uma ferida branca ou vermelha, que não cicatrize em até 15 dias, é necessário procurar um dentista para que, diante da necessidade, haja um encaminhamento a um estomatologista oral.

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo oferece atendimento gratuito em Patologia Oral (o ramo de Medicina Dentária que faz o diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças orais) às quintas-feiras, pela manhã, no Centro de Saúde Dr. Silvio Henrique Braune, no Suspiro. Através do diagnóstico precoce e da prevenção o tratamento será mais fácil e seguro, evitando assim, o câncer bucal.