PREFEITURA FIRMA PARCERIA COM A FIRJAN SENAI PARA CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

 

Publicado em: 13/09/2021 19:23 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Guilherme Alt

Whatsapp

 

PREFEITURA FIRMA PARCERIA COM A FIRJAN SENAI PARA CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Ao todo serão 160 vagas para sete cursos ofertados. Encontro contou com a presença do prefeito, secretário de Assistência Social e representantes do Senai

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para Juventude, e a Firjan Senai ratificaram na última quarta-feira, 8, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para oferta de cursos de qualificação profissional aos alunos enquadrados no programa de gratuidade regimental da Firjan Senai, bem como a cooperação entre as partes para o desenvolvimento de ações. Dos 92 municípios do estado, apenas três foram contemplados. Será estabelecida uma série de atividades com o objetivo de desenvolver os cursos de qualificação profissional. 

Estiveram presentes no encontro o prefeito Johnny Maycon, o secretário de Assistência Social, Marcinho Alves, e a gerente operacional da Firjan Senai, Kátia Polo. A proposta desta parceria é a implementação de um acordo de cooperação técnica com a previsão de oferecer cursos de qualificação profissional para 160 alunos do município.

Segundo o prefeito Johnny Maycon, a parceria dá aos jovens uma oportunidade de capacitação profissional que talvez nunca fosse possível. “Agradeço a parceria com esta instituição que demonstra um olhar especial sobre os mais vulneráveis. Seguimos estreitando parcerias para abrir portas e oferecer mais possibilidades às pessoas mais carentes da nossa cidade”, afirmou. 

Para Marcinho Alves, o acordo com a Firjan Senai vai possibilitar que os friburguenses possam se qualificar e galgar melhores condições de trabalho no futuro, além de oferecer às empresas uma mão de obra de primeira qualidade. "Essa capacitação reflete o importante trabalho que a Secretaria de Assistência Social tem feito para dar condições às pessoas para acessarem uma capacitação de qualidade. Tenho certeza de que será um sucesso e que oportunidades de novas vagas e novos cursos irão surgir mais para frente", destacou.

As vagas serão distribuídas nos cursos de assistente administrativo, eletricista industrial, desenhista de construção civil, ferramenteiro de bancada ― que serão realizados na unidade da Firjan Senai no Centro ― e mecânico de máquinas de costura, cortador de produtos do vestuário e assistente de moda - desenvolvimento de coleção,  que vão ocorrer no Espaço da Moda da Firjan Senai, situado no Espaço Arp.

A carga horária dos cursos varia de 260 a 800 horas e as aulas serão presenciais, ocorrendo em dias e horários planejados, e observando as regras sanitárias e de distanciamento por conta da pandemia da covid-19.  

De acordo com Kátia Polo, a parceria permitirá que jovens conheçam uma profissão e ampliem as chances de empregabilidade, visto que o Senai é uma das instituições de formação profissional preferidas das empresas. “Eles iniciam o aprendizado em uma função que pode abrir portas para entrar no mercado de trabalho. Os alunos vão utilizar toda a estrutura de laboratório e oficinas das unidades com o objetivo de aprenderem na prática essas profissões”, explica.

Após o encontro, o prefeito e o secretário conheceram as instalações onde serão ministradas as oficinas. Durante a visita, as autoridades puderam conversar com professores e alunos e assistir algumas demonstrações dos equipamentos disponíveis na unidade.

COMO SE INSCREVER  - As inscrições começam nesta terça-feira, 14, e vão até a quinta-feira, 16, das 10h às 15h, na Avenida Alberto Braune, 224, 1º andar, sala da gestão de crise. O candidato deverá estar munido do documento de identidade, CPF, comprovante de escolaridade e de residência. 

O candidato deverá preencher os requisitos para inscrição: idade (até 24 anos), escolaridade, estar matriculado no ensino fundamental ou médio (caso não tenha concluído), ser contemplado pelo programa Bolsa Família, NIS ativo e atualizado e demais critérios avaliados pela equipe de Assistência Social.

Ao candidato com deficiência não se aplicará a idade máxima de 24 anos e deverá, sobretudo, considerar as habilidades e competências relacionadas com a profissionalização. Não poderá se inscrever para as vagas gratuitas deste programa o candidato que já tenha cursado, concluído e certificado no mesmo curso ora oferecido neste processo.

A documentação necessária é CPF (dispensável caso conste o número do CPF na carteira de identidade); quando  aluno menor de idade também deverá ser apresentado original e entregar cópia do CPF do responsável legal; e documento de identificação oficial com foto. Quando aluno menor de idade, também deverá ser apresentado original e entregue cópia do documento de identificação oficial com foto do responsável legal; nome social: preenchimento da ficha de solicitação, (aluno menor com presença e assinatura do seu responsável legal); e comprovante do nível de escolaridade conforme exigência de cada curso distinto. A previsão é de que os cursos comecem no dia 4 de outubro.

CONCLUSÃO DO CURSO - Mediante obtenção de aproveitamento e frequência, exigido o aproveitamento mínimo de 60 pontos em cada unidade curricular, além da frequência mínima de 75% do total de horas letivas do curso.

CURSOS A SEREM OFERECIDOS - assistente administrativo, eletricista industrial, desenhista de construção civil, ferramenteiro de bancada, mecânico de máquina de costura, cortador de produtos do vestuário e assistente de moda - desenvolvimento de coleção.


Imagens