“JULHO AMARELO” TERÁ PROGRAMAÇÃO INTENSA DE COMBATE AS HEPATITES VIRAIS EM NOVA FRIBURGO

Publicado em: 20/07/2021 18:08 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Fernando Moreira

O “Julho Amarelo” é o mês de combate às hepatites virais, que ainda constituem um sério problema de saúde pública. Durante o Julho Amarelo são realizadas atividades de conscientização das pessoas sobre essas doenças através de campanhas educativas. O Ministério da Saúde lançou o plano para eliminar Hepatite C até 2030.

O Dia Mundial de Luta para a eliminação da doença é 28 de julho, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), porém as ações de prevenção acontecem regularmente. E o Julho Amarelo quer chamar a atenção para as ações de prevenção.

A Hepatite é uma inflamação do fígado que compromete seu funcionamento normal, podendo ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Existem diferentes tipos, entre eles: hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D ou hepatite E. Na maioria dos casos, os sintomas passam despercebidos, sendo os mais comuns: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Atualmente, existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no SUS para toda a população. Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite. Populações mais vulneráveis precisam ser testadas periodicamente. Os testes também são indicados para qualquer pessoa que manteve relação sexual sem uso de camisinha; teve alguma infecção sexualmente transmissível (IST) ou tuberculose, ou compartilhou agulhas ou seringas.

O combate às hepatites em Nova Friburgo

O Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Nova Friburgo alerta para a necessidade de realização de teste rápido para descoberta dos casos de hepatite C em pessoas acima de 40 anos, com histórico de transfusão sanguínea antes de 1993, que fizeram ou fazem uso de drogas e que tiveram ou têm relações sexuais desprotegidas.

Nova Friburgo foi contemplada como uma das “cidades piloto” do Estado do Rio de Janeiro para a implantação do novo projeto de atendimento aos pacientes de Hepatites, tornando a liberação dos medicamentos específicos de forma mais efetiva e melhor acesso para a população, o que torna o início do tratamento mais rápido.

Desde o início de implantação do programa, já foram tratados e curados 44 pacientes portadores de Hepatite C e oito pacientes já iniciaram tratamento durante o ano de 2021.

Vacinação

Em Nova Friburgo a vacinação contra Hepatite B está disponível para a população geral nas salas de vacinação de rotina. Em comemoração ao Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais, serão disponibilizados testes rápidos de triagem para hepatites B e C, já realizados regularmente na Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune (Suspiro), sala 5, todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h, e nas unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Riograndina, Nova Suíça, São Pedro da Serra, Olaria II e Olaria III, que também farão a distribuição de um material informativo sobre as hepatites virais. No Hospital Municipal Raul Sertã são realizados para as urgências e no Hospital Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro para as gestantes e seus parceiros.