ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PRECISAM DE CUIDADOS ESPECIAIS NO FRIO

 

Publicado em: 08/07/2021 08:58 | Fonte/Agência: Ssecom/ PMNF - Daniele Eddie

Whatsapp

 

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PRECISAM DE CUIDADOS ESPECIAIS NO FRIO

Muita gente sofre com as baixas temperaturas registradas nesta época do ano em Nova Friburgo e reforçam a proteção com agasalhos quentinhos. Mas o cuidado com os pets também deve ser observado, pois os animais de estimação podem ser acometidos por doenças de inverno. Alguns cuidados podem ajudar a defender seus bichinhos desses males.

A Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Ssubea), da Prefeitura de Nova Friburgo, recebe denúncias sobre tutores que deixam seus pets expostos às baixas temperaturas. De acordo com a subsecretária Luciana Pires, a Ssubea recebe todos os tipos de denúncias de maus tratos e todas são averiguadas. "Sempre que vemos animais expostos ao frio, notificamos e orientamos os seus tutores para que os abriguem em local coberto e com casinhas. Sugerimos também que coloquem cobertas e agasalhos nos animais, salvo alguns que não aceitam usar roupinhas de frio e, portanto, devem estar acolhidos em locais protegidos".

O médico veterinário Luiz Fernando Bonin Freitas alerta que podem aparecer ou se agravar doenças respiratórias (como a gripe canina), articulares (como artrose, comum em animais mais idosos) e/ou dermatológicas. Os principais sintomas a serem observados são tosse, secreção nasal, olhos lacrimejantes e falta de apetite. No caso das doenças articulares, os animais apresentam dor ou dificuldade de locomoção.  “É importante que os tutores observem seus pets e, sempre que surgirem alterações, devem procurar o médico veterinário”, enfatizou dr. Luiz Fernando. 

Algumas atitudes simples podem ajudar a proteger cães e gatos do frio intenso, que pode até matar animais de pelos curtos, idosos ou doentes: 

  • Não deixe seu animalzinho ao relento, sob sereno;
  • Proteja do frio com cobertor ou pano velho;
  • Caixas de papelão servem como alternativa simples e barata de isolante térmico e devem ser colocadas no piso e laterais das casinhas, evitando também a circulação de vento.