SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL FARÁ CAMPANHA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL NESTA SEXTA-FEIRA

 

Publicado em: 10/06/2021 13:17 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

Whatsapp

 

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL FARÁ CAMPANHA

DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL NESTA SEXTA-FEIRA
 

O dia 12 de junho marca mundialmente o combate ao trabalho infantil. E para conscientizar a população sobre este assunto, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude estará com algumas equipes nas ruas de Nova Friburgo na próxima sexta-feira, dia 11, fazendo a entrega de panfletos com esclarecimento da sociedade sobre os malefícios do trabalho infantil.

A campanha tem como ponto de partida a frase “Tia, compra uma bala?”, como algo que deve ser riscado do dia a dia de qualquer criança, pois, ao comprar uma bala, o cidadão não está ajudando e sim estimulando o trabalho infantil. A Secretaria de Assistência Social lembra que o trabalho pode ser positivo, mas, tem que acontecer na idade certa, de forma protegida e com garantia à educação. 

O trabalho infantil oferece muitos riscos, pois, as crianças e os adolescentes podem sofrer acidentes, abuso físico, sexual e psicológico. Além disso, compromete o aprendizado da criança perpetuando o ciclo da pobreza e, muitas das vezes, se torna a porta de entrada para a criminalidade. Quem quiser colaborar com o combate ao trabalho infantil, basta ligar para o Disque 100 ou para 2543-6305, CREAS-Nova Friburgo. 

O CREAS e os Conselhos Tutelares estão realizando busca ativa das crianças e dos adolescentes em situação de trabalho infantil para iniciar a implementação das ações de estruturação de enfrentamento a essa grave violação de direitos. Dentre as ações estão o encaminhamento das crianças e dos adolescentes para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos referenciado ao CRAS mais próximo à residência da família, encaminhamentos dos adolescentes a partir de 14 anos para os programas de aprendizagem, encaminhamentos de adolescentes de 16 a 18 anos para o mercado de trabalho, encaminhamento para inclusão da família no Cadastro Único e no Programa Bolsa Família, entre outras. 

A campanha é uma iniciativa da Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude, e conta com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar 1 e 2 e da Casa da Criança e do Adolescente.