MERENDA É ELABORADA PELO SETOR DE NUTRIÇÃO ESCOLAR DA SME

Publicado em: 01/06/2021 16:59 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

MERENDA É ELABORADA PELO SETOR DE NUTRIÇÃO ESCOLAR DA SME

A alimentação saudável faz toda a diferença na vida e no crescimento de crianças e adolescentes. Por este motivo, a Prefeitura de Nova Friburgo faz, com muito zelo e capricho, a escolha dos  ingredientes que compõem o cardápio da merenda escolar do município. O setor de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação é que organiza desde a elaboração do cardápio, a aquisição dos gêneros e a distribuição às unidades.

Os critérios estabelecidos para a merenda escolar estão de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e tudo deve ser seguido, todas as diretrizes, como indicações de nutrientes, composição, o que pode ser usado e o que não pode. Além disso, o Conselho de Alimentação Escolar também acompanha, aprovando o cardápio que é criado por nutricionistas. Todas as escolas devem seguir os cardápios estipulados pela Secretaria de Educação.

Pelo menos uma capacitação ao ano é realizada para as merendeiras, podendo ser mais. Inclusive, visitas de fiscalização são realizadas para averiguar se o cardápio está sendo seguido. Devido a pandemia e suspensão das aulas até pouco tempo atrás, essas ações foram paralisadas, entretanto, voltarão a ocorrer.

De acordo com Bruno Valverde, coordenador do setor de Nutrição Escolar, a merenda é um direito adquirido, contribui para a segurança alimentar, para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos saudáveis. Por isso que um cardápio bem estruturado é fundamental.