NOVO ADITIVO FIRMADO ENTRE PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO E EBMA GERA ECONOMIA DE CERCA DE R$ 5,4 MILHÕES AO MUNICÍPIO

Publicado em: 01/06/2021 11:37 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Anderson Frez

O Prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, assinou um novo termo aditivo com a Empresa Brasileira do Meio Ambiente (EBMA), a concessionaria de coleta e tratamento final dos resíduos domiciliares e de saúde de Nova Friburgo, nesta segunda-feira, 31, que vai gerar uma economia de aproximadamente R$ 5,4 milhões nos próximos 12 meses.

A economia dos cerca de R$ 5,4 milhões é referente à alteração no índice de reajuste do contrato com o município que era medido pelo Índice Geral de Preços – Mercados (IGP-M), e agora passa a ser medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que vai gerar uma redução de repasse à empresa em torno de R$ 450 mil/mês. No índice anterior, o município aumentaria o repasse em torno R$ 550 mil/mês, agora com a mudança, o aumento fica em torno de R$ 100 mil/mês, gerando uma economia de R$ 5,4 milhões nos próximos 12 meses.

Outro ponto importante do documento é referente à transferência de valores do Centro de Educação Ambiental (CEA), que desenvolve projetos no âmbito da educação ambiental na cidade, e cujos recursos agora serão transferidos para o Fundo Municipal do Meio Ambiente, dando um importante passo ao fomento das atividades ambientais em Nova Friburgo, com transparência no uso dos valores.

“Mais uma vez reafirmamos o nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade com o dinheiro público. Todas as vezes que firmarmos contratos e aditivos com os prestadores de serviço e concessionárias, será visando gerar os benefícios para a nossa população mantendo o equilíbrio financeiro do contrato”, ressaltou o prefeito.