NOVA FRIBURGO RECEBERÁ CENTRO TECNOLÓGICO DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Publicado em: 28/05/2021 18:55 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Anderson Frez

NOVA FRIBURGO RECEBERÁ CENTRO TECNOLÓGICO

DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Notícia é confirmada pelo secretário estadual de Ciência Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho

Em parceria com o governo do estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Prefeitura de Nova Friburgo, o município vai receber um dos oito centros tecnológicos que serão construídos em todo o estado. A notícia foi confirmada nesta quinta-feira, 27, pelo secretário da pasta, Dr. Serginho, em reunião com o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, o vice Serginho e o vereador Cláudio Leandro.

Após o encontro na sede da prefeitura, a comitiva foi ao terreno onde será instalado o centro tecnológico, às margens da RJ-130, em Córrego Dantas, um dos bairros mais atingidos pelo evento climático de 2011, que agora receberá esse grande presente. O centro tecnológico será moldado para atender as vocações econômicas do município, sendo um local de formação profissionalizante e espaço de pesquisa, o que gerará desenvolvimento em Nova Friburgo e região.

O prefeito Johnny Maycon disse não ter  dúvidas de que é um grande legado, no qual muitos sonhos serão gerados das sementes que têm sido plantadas nesse terreno. "Aqui vamos criar a perspectiva para que os jovens possam se profissionalizar e no futuro se tornarem grandes cientistas e pesquisadores. Formaremos uma pessoa bem qualificada que será inserida no mercado de trabalho e que vai gerar uma série de benefícios para Nova Friburgo e região e, porque não, para todo país”.

Segundo o governo do estado, a unidade contará com ensino profissionalizante da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), o ensino a distância da plataforma Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e cursos de inovação e tecnologia da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), em um só lugar.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, é fundamental que todos esses cursos respeitem a vocação econômica local. “Tudo será feito com foco na agricultura familiar, no polo têxtil, metal-mecânico e, obviamente, introduzindo um novo segmento de inovação. Nova Friburgo vai viver uma nova realidade, se tornando um polo de inovação do Estado do Rio de Janeiro”, disse o secretário.