SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO PARA PROFISSIONAIS DA REDE

 

Publicado em: 28/05/2021 18:51 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

Whatsapp

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO PARA PROFISSIONAIS DA REDE

 

Todos passamos por situações complexas na vida. Em momento de pandemia então, isto fica ainda mais difícil. A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Educação (SME), vem realizando um trabalho de acolhimento aos profissionais que atuam na rede com encontros semanais, todas às quartas-feiras, na parte da manhã. O grupo de saúde mental visa compartilhar experiências, vivências e ideias, objetivando o bem-estar dessas pessoas.                                          

O grupo começou a se reunir, de forma online, no início deste ano. O setor multidisciplinar da SME, responsável pela execução destas reuniões, tem as psicólogas Lillian Black e Juliana Piran, que também é professora, como executoras das reuniões. De acordo com Lillian, em setembro de 2020, devido a pandemia, foi iniciado o trabalho em saúde mental para os profissionais de educação. Neste ano, foi possível levar adiante e ampliar este projeto. 

“O grupo de saúde mental para os profissionais da educação é um momento de apoio e troca de experiências pessoais e profissionais que tem se mostrado muito importante nesses momentos difíceis que estamos vivendo. Ao contrário do que infelizmente algumas pessoas comentam nas redes sociais, o profissional de educação nunca parou e nunca para. Por isso, achamos fundamental ter um espaço de cuidado e escuta para esses profissionais que são fundamentais para nossa população", comentou Lilian. 

A psicóloga frisa ainda que os educadores são aqueles que  ensinam tudo, desde conhecimentos básicos até cidadania. “Em alguns países o investimento e valorização da educação entra na política de saúde. Isso nos mostra que, quando valorizamos e cuidamos do profissional de educação, o trabalho é multiplicador, e sentimos os reflexos em toda comunidade. Gostaria de destacar aqui toda minha admiração e respeito por todos os colaboradores da área da educação.” 

A Secretaria de Educação também tem uma parceria com a Universidade Estácio de Sá para, quando for a situação, o profissional possa ter um acompanhamento individualizado, já que as reuniões são feitas coletivamente. 

Os profissionais de educação da PMNF que tiverem interesse em participar deste grupo, podem entrar em contato através do e-mail lillianblack@sme.novafriburgo.rj.gov.br. A proposta é ampliar o projeto.