SECRETARIA DE CULTURA APOIA VAQUINHA DE ARTISTA CONVIDADO PARA EXPOSIÇÃO NO MUSEU DO LOUVRE, NA FRANÇA

 

Publicado em: 26/05/2021 17:03 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Fernando Moreira

Whatsapp

 

SECRETARIA DE CULTURA APOIA VAQUINHA DE ARTISTA CONVIDADO PARA EXPOSIÇÃO NO MUSEU DO LOUVRE, NA FRANÇA


Considerado o “berço das artes” no mundo, a França é reconhecida desde o século XIX por ser um dos principais exportadores de cinema, moda, culinária e arte em geral. É no país europeu que estão localizadas as principais galerias e museus do planeta, como o Museu do Louvre, por exemplo, o mais importante da França e o mais visitado do mundo, com mais de oito milhões visitantes por ano – até o início da pandemia.

Diante disso, é inegável que o sonho de qualquer artista é ter seu trabalho exposto e reconhecido na França. E você sabia que um carioca radicado no distrito de Lumiar está próximo de alcançar esse objetivo? Trata-se de André Bringuenti, nascido em 1970 no Rio de Janeiro e friburguense de coração desde 2001, quando escolheu viver no quinto distrito. 

Talentoso e estudioso, André Bringuenti passou por vários estilos de pintura, o que resultou em um traço bem particular, que o próprio artista batizou de “Bringuentino”. Por essa arte ele recebeu o convite para participar da exposição Le Carrousel du Louvre, em outubro de 2022, no Louvre, em Paris, além de ter a sua biografia no livro Vivemos Arte, como reconhecimento por todos esses anos de trabalho. 

“Essa é uma grande oportunidade para a minha carreira e, com a ajuda de todos, irei conseguir. Para participar dessa exposição tem um custo alto, que se refere ao envio das obras, documentações necessárias, a galeria que vai me representar e todo o custo da viagem. Para levar adiante esse projeto estou em busca de colaboradores que me ajudem na realização desse sonho”, diz trecho da mensagem escrita pelo artista na página oficial da vaquinha online.

André Bringuenti ainda completou: “(O convite para participar da exposição) me deixou bastante orgulhoso. Uma vez estava assistindo a um vídeo de uma pintora e ela dizia que a primeira barreira que o artista tem que romper é reconhecer e se assumir um artista. Quando alguém lhe perguntar qual a sua profissão, não ter medo de responder. E hoje digo com orgulho: 'sou um artista de Friburgo e estou levando a nossa arte para o mundo'”, celebrou. 

Ciente da importância e relevância do convite feito à André Bringuenti, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Cultura, dá total apoio ao artista e à vaquinha, que visa arrecadar fundos para arcar com as despesas da viagem e da participação dele na exposição.

Para o secretário municipal de Cultura, Joffre Evandro, "quando surge uma oportunidade desse tipo para um artista local é algo fenomenal. Pelo reconhecimento e, principalmente, por ser internacional. E quando o reconhecimento vem também do Poder Público, é bastante simbólico e muito significativo para o artista que levanta o nome da cidade". 

Quem quiser conhecer um pouco da arte de André Bringuenti, o perfil dele no Instagram é o @andre.bringuenti. Quem quiser e puder colaborar com a vaquinha que irá proporcionar o artista realizar seu sonho e levar o nome de Nova Friburgo para a Europa, basta acessar o link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-levar-minha-arte-para-o-louvre-andre-felipe-bonaparte-bringuenti?fbclid=IwAR0UBDg-USk898UH5k5fEveBDpWWs3KNyz0o5sG4wJ8uJLiYF5GZjx4Q86M. 

Quem é André Bringuenti:

Nascido em 1970, é natural da cidade do Rio de Janeiro, mas em 2001, escolheu se mudar para 
Nova Friburgo, cidade que já conhecia. Foi morar precisamente em Lumiar, segundo ele “um reduto hippie dos anos 70”. Em uma virada de sua vida, passou a viver da arte. Já com dois filhos, montou o primeiro estúdio em 2003, que se chamava "Porão da Arte", pois ficava realmente no porão de uma casa, num clima bem 'underground'. Depois montou o Estúdio Andre Bringuenti em um galpão na estrada que liga Mury a Lumiar, o que acabou o tornando conhecido nesta época como o pintor de gatos. Participou também do movimento Cabras da Serra, ficando em 3° lugar. 

Em 2011, a vida de André Bringuenti sofreu uma reviravolta. Ele estava morando próximo ao centro de Nova Friburgo e, devido a forte chuva da madrugada de 12 de janeiro daquele ano, perdeu a casa e o atelier. O artista então voltou para o Rio de Janeiro, onde montou uma loja em Barra de Guaratiba, bem no caminho da praia. De acordo com o próprio André, “quatro anos foram suficientes e a saudade me trouxe de volta para a cidade que escolhi para viver”.

Em sua caminhada artística, passou por vários estilos, sempre bebendo de várias fontes, pop art, impressionismo, entre outras. Participou de algumas exposições em Nova Friburgo e no Rio de Janeiro e, nessa incessante busca, cheguou a um estilo próprio, com traços bem particulares, que ele mesmo batizou de “Bringuentino”. E foi graças a esse trabalho que André Bringuenti foi convidado para participar da exposição no Museu do Louvre, em Paris, chamada Le Carroussel du Louvre.


Imagens