PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO DESENVOLVE PROGRAMA VOLTADO PARA A AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA

Publicado em: 26/05/2021 16:43 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural está elaborando um importante trabalho de capacitação voltado para fomentar a agroecologia e a produção orgânica em Nova Friburgo. O Programa de Apoio a Agroecologia e Agricultura Orgânica consiste em oficinas sobre os respectivos temas que serão oferecidos aos agricultores familiares, suas famílias e demais interessados. Esse programa foi proposto no Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável em 2020 e aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

As oficinas têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento do setor e estão sendo propostas por vários parceiros, que foram convidados e estão colaborando: Emater-Rio (escritórios local e regional), Pesagro-Rio e Embrapa, com as respectivas unidades que existem no Estado do Rio de Janeiro, assim como o núcleo NPTA de Nova Friburgo. A Secretaria Municipal de Educação, o Sindicato Rural de Nova Friburgo e a Ceasa também vão colaborar ministrando as oficinas.

Importante frisar que essas oficinas ainda serão elaboradas ao longo deste ano, pois o programa de apoio à agricultura só será colocado em prática com o fim da pandemia. O curso de agroecologia servirá para que os participantes entendam como funciona e como se trabalha. Já a capacitação voltada para a agricultura orgânica será direcionada às pessoas que já se dedicam a esse trabalho no município.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural tem participado de eventos relacionados à agroecologia e na última semana se fez presente em uma reunião online. A iniciativa foi da Articulação Nacional de Agroecologia. Também participaram do encontro online representantes das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, de Cultura e de Turismo.