INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA FORTALECEM O TRABALHO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL Secretarias: Educação Data de Publicação: 25 de junho de 2026 Crédito da Matéria: Priscila de Lima Fonte: Secom/PMNF A Secretaria de Educação, por meio da Gerência Pedagógica de Educação Especial e Inclusiva, vem desenvolvendo uma série de ações nas escolas da rede municipal com o objetivo de fortalecer as práticas inclusivas, apoiar os profissionais da educação e promover um ambiente cada vez mais acolhedor para os estudantes. Na Escola Municipal Jardel Hottz e na Escola Municipal Hélio Gonçalves Corrêa, os profissionais de apoio participaram de formações conduzidas pelos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Patrícia Leal e Jonathan Fernandes Aguiar, respectivamente. Os encontros abordaram a importância do vínculo afetivo no processo de aprendizagem e a utilização da arteterapia como estratégia pedagógica para o desenvolvimento dos alunos e a superação de barreiras no ambiente escolar. As atividades também reforçaram a necessidade de alinhamento entre os professores do AEE e os profissionais de apoio, contribuindo para a qualificação do atendimento aos estudantes. No Colégio Municipal Rui Barbosa, a equipe do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA) promoveu uma roda de conversa com turmas do 6º e 7º ano sobre o combate ao bullying. A atividade foi conduzida pela orientadora educacional Lívia Moraes, pela assistente social Aione de Oliveira e pelo psicólogo Jonas Cardozo, que estimularam reflexões sobre empatia, respeito, inclusão e os impactos das atitudes e omissões diante de situações de violência entre estudantes. Já na Escola Municipal Dinah Lantimant Bravo, a pedagoga Regina Coeli realizou um encontro voltado para os transtornos de aprendizagem. Durante a atividade, foram apresentados o funcionamento e o suporte oferecidos pelo NAAPA, além de estratégias pedagógicas que podem ser aplicadas no cotidiano escolar para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Outra ação aconteceu na Escola Municipal Francisco Silveira, onde a equipe participou de uma roda de conversa com o tema “A sensorialidade como ferramenta de inclusão e autorregulação”. Conduzido por Karina Schuenck e Mayhara Tavares, o encontro teve como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais sobre as necessidades sensoriais dos estudantes público-alvo da educação especial e fortalecer a integração da equipe escolar. A Escola Municipal Décio Monteiro Soares também recebeu uma formação conduzida pelas professoras Andressa Sutil e Fernanda Saippa. Com a mesma proposta desenvolvida nas escolas municipais Jardel Hottz e Hélio Gonçalves Corrêa, a atividade abordou a importância do vínculo afetivo no processo de aprendizagem, práticas de educação inclusiva e estratégias para fortalecer a participação dos estudantes no ambiente escolar. Anexos