SERVIDORES DE NOVA FRIBURGO DA EQUIPE DO CEREST SERRANA 1 PARTICIPAM DO 13º ENCONTRO NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR Data de Publicação: 23 de junho de 2026 Crédito da Matéria: Fernando Moreira Fonte: Secom/PMNF Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo que integram a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Serrana 1), cuja sede fica na cidade, representaram pela primeira vez o município no 13º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (RENASTTÃO), realizado em Brasília.  A comitiva friburguense marcou presença ativa nos debates e painéis do evento, que reuniu especialistas e gestores de todo o país com o objetivo de discutir novas diretrizes, compartilhar experiências exitosas e fortalecer as políticas de proteção e assistência à saúde da classe trabalhadora.  A participação de Nova Friburgo reforça o compromisso da gestão municipal em alinhar suas ações locais e regionais às estratégias nacionais, trazendo na bagagem novos conhecimentos para aprimorar as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador no município sede Nova Friburgo e em seus nove municípios da área de abrangência. O impacto e a relevância dessa integração foram destacados por Luís Henrique da Costa Leão, coordenador-geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, ao encerrar o encontro: “Cuidar da saúde do trabalhador e da trabalhadora é cuidar do Brasil. Encerramos o 13º RENASTTÃO com debates enriquecedores e estratégias para os territórios. Agradeço o apoio e a articulação interfederativa que fortalecem nossa política pública; é de forma aliançada que avançamos”.  Com o encerramento das atividades, a equipe do Cerest Serrana 1 agora planeja a aplicação prática das ferramentas discutidas, visando consolidar uma rede de apoio ainda mais robusta e eficiente para os trabalhadores da sua área de abrangência. Anexos