Turismo

3 - Lumiar e São Pedro da Serra

Localizados a aproximadamente 30 Km do centro de Nova Friburgo, os bucólicos e charmosos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra mantêm fortes características da colonização suíça e alemã que receberam, traduzidas nos nomes das famílias, na arquitetura, nos costumes e na culinária local.

Escondidos no meio das montanhas, emoldurados pela Mata Atlântica, caracterizam-se pela simplicidade charmosa de seu artesanato, gastronomia, cervejarias artesanais, boa música, belos rios e cachoeiras, propícios à prática de esportes radicais, e diversas opções de atividades em meio à natureza exuberante.

Clique nas imagens para ampliar

A região é uma verdadeira mistura de religiões e crenças: católicos, protestantes, sufis (Sufismo - corrente mística do Islã) e praticantes do Santo Daime convivem em perfeita harmonia.

O mais antigo templo católico do município de Nova Friburgo é a pequena igreja de São Pedro da Serra, construída por volta de 1850 e inaugurada em 1865.

Muitos moradores e visitantes dizem haver em Lumiar e São Pedro da Serra uma energia especial, potencializada pela natureza preservada, que atrai e conquista quem visita a região.

 

SOCIEDADE MUSICAL EUTERPE LUMIARENSE

 

A Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL) foi fundada em 20 de janeiro de 1891, por iniciativa de algumas famílias tradicionais de Lumiar.

Possui como missão a revitalização da centenária banda de música, a promoção do acesso à cultura, o resgate do patrimônio cultural local e o desenvolvimento de trabalho sociocultural com crianças, adolescentes, adultos e idosos. 

A Banda Euterpe Lumiarense se apresenta todo primeiro sábado do mês, na Praça Carlos Maria Marchon (Praça do Coreto de Lumiar), às 19:00h, seguida pelo grupo local Sanfoneiros da Serra (que mantém há algumas décadas a tradição das sanfonas que animavam as quermesses, festas e forrós), no projeto Banda na Praça, da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo.

 

ALTOS DA SERRAMAR - CIRCUITOS DE AGROTURISMO

Rede formada por produtores rurais com iniciativas e práticas sustentáveis para a agricultura e o turismo, nos distritos de Lumiar, São Pedro da Serra e Mury (Nova Friburgo) e Barra Alegre (Bom Jardim).

As propriedades participantes, caracterizadas por excelente conservação ambiental, localizam-se no território da APA de Macaé de Cima ou em seus arredores.

O Agroturismo concilia as potencialidades da região, integrando a conservação ambiental à agricultura e ao turismo.

Clique abaixo e conheça!

 

Clique abaixo e saiba mais sobre São Pedro da Serra!

 

"Pra perder o medo, mudar de céu, mudar de ar, clarear de vez, Lumiar..." 

Foi assim que Beto Guedes cantou sobre o 5º distrito de Nova Friburgo, em 1977. A canção, composta em parceria com Ronaldo Bastos, ajudou a localidade a tornar-se conhecida nacionalmente, atraindo novos visitantes e garantindo àquela comunidade novas perspectivas culturais, sociais e econômicas.

Reza a lenda que Ronaldo Bastos conheceu a região no início da década de 70, ficou apaixonado pelas belezas naturais e contou ao amigo sobre o que havia presenciado. Em seguida, com base nas histórias ouvidas, Beto Guedes escreveu a música sem nunca ter visitado Lumiar – a primeira viagem aconteceu após o sucesso da canção, que faz parte do álbum "A página do relâmpago elétrico".

 

 

 

 

 

 

Localização