Turismo - Economia

Nova Friburgo tem na indústria a sua espinha dorsal, responsável por 40% do PIB do município. Os principais setores são o metal-mecânico e o têxtil.  

O consagrado Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo é um caso de sucesso de arranjo produtivo local, com cerca de 1.400 empresas responsáveis por mais de 25% da produção do mercado brasileiro (aproximadamente 114 milhões de peças por ano). A cidade é a maior produtora de moda íntima do país e emprega cerca de 20 mil trabalhadores.

O setor metal-mecânico representa uma fatia importante na economia friburguense com 154 empresas instaladas na região, incluindo os principais fabricantes de cadeados e fechaduras do país. 

A economia friburguense vem ganhando destaque com a expansão de polos em outros segmentos, como o da cervejaria artesanal e o audiovisual. A cidade vem dinamizando suas atividades com exemplos bem-sucedidos de arranjos produtivos locais, que beneficiam toda a região. O diálogo entre os setores tradicionais e emergentes vem proporcionando novas oportunidades. É o caso do plantio de lúpulo na região, que tem se mostrado promissor, unindo a produção agrícola e cervejeira da região. 

As cervejas artesanais representam um mercado em expansão e sua cadeia produtiva é uma importante fonte de geração de renda na região. Além disso, é também uma atividade indutora do turismo e da gastronomia locais. Em 14 de maio de 2018, a Lei Estadual nº 7954 criou o Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo, com o objetivo de estimular políticas de incentivo ao desenvolvimento do setor, assim como convênios e consórcios intermunicipais voltados ao fomento da atividade.

A economia criativa também tem forte presença na região por meio do setor audiovisual. Nova Friburgo conta com profissionais capacitados na área de produção, recursos acadêmicos e cenários naturais onde podem ser rodados filmes inteiros, com baixo custo de produção.

Nova Friburgo é o maior produtor de morangos, flores de corte e trutas do estado. A produção agrícola também é destaque, com o cultivo de verduras e legumes. As culturas de tomate e couve-flor juntas, representam em torno de 70% do total produzido no município.

O Turismo também movimenta a economia friburguense. A cidade se destaca pela tradição turística proporcionada pelo seu clima, belas paisagens, bons hotéis e por possuir fortes atrativos, além de oferecer tranquilidade e segurança.

Nova Friburgo possui um povo empreendedor e determinado que lutou para superar várias adversidades ao longo da sua história, transformando a cidade em uma referência na região centro-norte fluminense.

* Fonte: Seminário "Nova Friburgo 200 anos: potencialidades e agenda para o futuro" (ano 2018)