Turismo - Compras

Clique nas imagens para ampliar 

 

POLOS DE MODA ÍNTIMA

A primeira indústria têxtil de lingerie a chegar em Nova Friburgo foi a antiga Fábrica Filó, fundada em 1925 pelo alemão Carl Ernst Otto Siems, tendo como principal acionista o também alemão Julius Arp. Em 1968, a Filó foi adquirida pela Triumph, conhecida internacionalmente por suas peças de lingerie. Em 1982, uma crise econômica causou a demissão de 600 costureiras, culminando no surgimento de diversas microempresas ao longo dos anos até a cidade se tornar um reconhecido polo do setor.

Produzindo cerca de 114 milhões de peças por ano, Nova Friburgo se consolidou como a maior produtora de moda íntima do país, movimentando a economia local e gerando milhares de empregos diretos e indiretos.

O polo da moda da região de Nova Friburgo representa, para a economia brasileira, uma maneira bem-sucedida de arranjo produtivo local, em sua organização e planejamento estratégico, tornando-se uma referência do desenvolvimento industrial da pequena e média empresa no Brasil.

Os Polos de Moda Íntima de Nova Friburgo oferecem ótimos preços e atraem compradores de vários estados e municípios. A maior parte das lojas está concentrada no Polo da Ponte da Saudade, logo na entrada da cidade (para quem chega do Rio de Janeiro e de Niterói), e no Polo de Olaria (bairro próximo ao centro da cidade), na Rua Presidente Raul Veiga. Juntos, os dois Polos possuem quase 200 lojas de lingerie, moda fitness, praia e roupas de dormir.

Segundo o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (SINDVEST), Nova Friburgo é responsável por aproximadamente 25% do total da produção do mercado brasileiro.

A cidade sedia, todos os anos, o maior evento do setor. A FEVEST é o principal evento de negócios de Nova Friburgo e a mais importante feira brasileira do setor de moda íntima, praia, fitness e matéria-prima.

 

PRODUTOS LOCAIS

Nova Friburgo possui diversas cadeias produtivas, cujos produtos (geleias, conservas, orgânicos, mel, queijos, cogumelos, doces, defumados, etc.) costumam ser comercializados em lojas, feiras e eventos específicos, sempre valorizando os produtores locais.

 

ARTES / DESIGN / DECORAÇÃO / ARTESANATO  

Nova Friburgo é reduto de vários artistas e artesãos, sejam eles locais ou radicados na região. Atuando em segmentos diversos, oferecem aos visitantes excelentes alternativas de compras ou simplesmente a oportunidade de conhecer e apreciar belos talentos.

 

André Bringuenti - Artista carioca escolheu Nova Friburgo como sua terra no ano de 2001. Autodidata, reconhecemos em sua arte fortes tendências da Pop Art e do Impressionismo. Tendo como ponto forte o contraste das cores, o artista já passou por várias fases em sua arte, mantendo sempre o colorido como sua assinatura. André já participou de várias exposições individuais e coletivas, no Rio de Janeiro e em Nova Friburgo, e já vendeu algumas de suas obras para clientes na Europa e nos Estados Unidos. Recentemente o artista, morador do distrito de Lumiar, recebeu um convite para participar de uma exposição no Museu do Louvre, em Paris, em outubro de 2022.

Contato: 21 98614-9582

 

Marcelo Auad – Talentoso e divertido artista plástico friburguense, faz da intuição a sua principal ferramenta de trabalho, abrindo mão das regras e sentindo-se mais livre para criar obras onde predominam cores fortes e vibrantes. Autodidata, destaca em seu trabalho a representação de povos da antiguidade e elementos místicos. Morador de Nova Friburgo, atualmente o artista participa de exposições e vende suas obras sob encomenda.

Contato: 22 99957-1513

 

Mosaicos Portella – Gerson Portella, artista friburguense, morou em Búzios por doze anos e aprofundou-se nas técnicas desta arte milenar: pequenos fragmentos que formam verdadeiras obras de arte. Buscador incansável, almeja a perfeição nos mínimos detalhes, revelando a alquimia obtida pela interferência dos diversos materiais que usa em seus trabalhos. Além das peças de criação artística, Gerson Portella desenvolveu um produto exclusivo para empresas: as logomarcas em mosaico, hoje expostas em várias cidades do estado do Rio de Janeiro. Em seu Atelier, localizado no bairro do Cascatinha, o artista ministra cursos e expõe suas peças para venda.

Mosaicos Portella Atelier - Estrada São Lourenço, s/nº - Alto do Cascatinha - Cascatinha - Nova Friburgo - Contato: 22 99251-6906

 

Caíques Sapatos Artesanais - Após aprender o tradicional ofício de sapateiro com o sogro, Carlos Henrique Bon resolveu sair do Rio de Janeiro para uma vida mais tranquila em São Pedro da Serra, em Nova Friburgo. Sem medo de misturar cores e formas, resolveu elaborar seus próprios moldes e designs de calçados. Arrumou um ajudante e abriu um pequeno atelier para confeccionar e vender sapatos com estilos exclusivos, que ganharam o nome de "Caíques". Com o turismo crescente na região, a procura pelo produto aumentou, a produção teve que se expandir, e o negócio ganhou visibilidade na região e também em território nacional, com vendas nas lojas de Lumiar e São Pedro da Serra, em feiras de moda no Rio de Janeiro e pela internet. Os sapatos Caíques chamam atenção, não apenas pelo estilo diferenciado de cada peça, conferidos pelo trabalho feito à mão, mas também por reutilizar restos de pneus de avião nos solados e sobras de couros de empresas diversas, evitando assim o desperdício em todo o processo.

Loja Caíques Lumiar: Praça Carlos Maria Marchon, 14 - loja 2 - Lumiar - Nova Friburgo - Contato: 22 2519-4274

Loja Caíques São Pedro da Serra: Rua Rodrigues Alves, 118 - São Pedro da Serra - Nova Friburgo - Contato: 22 2519-4274

 

Atelier Bambu Rio - No agradável Atelier Bambu Rio, localizado na estrada Mury-Lumiar, os visitantes encantam-se com móveis, luminárias, utensílios domésticos e objetos para decoração de ambientes. Unindo arte e design, tudo é fabricado nas oficinas de produção que funcionam no próprio local, utilizando bambu, madeira e fibras vegetais. Há muitos anos vivendo na região, o empresário e artesão carioca Marcus Santa Rita dissemina seu trabalho para jovens da comunidade, que aprendem o ofício do artesanato socioambiental.  

Atelier Bambu Rio - Estrada Mury-Lumiar (RJ 142), Km 14 - Lumiar - Nova Friburgo - Contato: 22 2542-9609

 

Arqueiro - Após descobrir suas habilidades manuais tentando reproduzir um pequeno chaveiro em forma de jacaré (um tipo de souvenir feito com sementes), rapidamente o artista carioca Marcio Arqueiro conferiu identidade ao estimado personagem e criou outros bichos e seres que compõem o imaginário e a fauna brasileira. Com o passar dos anos, Arqueiro aprofundou-se nas técnicas de crochetaria, trançado e pedraria, confeccionando peças únicas, presentes em várias mostras e exposições. Após alguns anos morando em Lumiar, atualmente o artista possui um Atelier no bairro do Cascatinha, onde expõe e vende objetos de arte e decoração, desenvolvidos artesanalmente com linhas, contas acrílicas e nylon.

Marcio Arqueiro Atelier - Rua Joaquim José da Silva, 42 - loja 2 - Cascatinha - Nova Friburgo - Contato: 21 98712-5166

 

Chico Sasek - O ceramista Chico Sasek aprendeu a arte da cerâmica com o seu pai, um ceramista tcheco que veio para o Brasil com medo da guerra. Hoje, o artista produz peças originais e únicas, resultado de muitos anos de trabalho e pesquisa. Em seu atelier, localizado no distrito de Amparo, Chico produz peças decorativas e utilitárias de forma cuidadosa, utilizando elementos naturais e respeitando o meio ambiente. Suas linhas são reconhecidas e constituídas por peças queimadas em alta temperatura, podendo ser personalizadas.

Ateliê Chico Sasek - Estrada Friburgo/Amparo - RJ 130 - Km 8,5 - Sítio São João - Amparo - Nova Friburgo - Contato: 22 2541-1108

 

CASA DO ARTESÃO - PAVILHÃO DAS ARTES – Nova Friburgo possui um número considerável de artesãos cadastrados no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. Sendo assim, a Prefeitura Municipal disponibiliza um local especial para os artesãos apresentarem e venderem os seus trabalhos. A Casa do Artesão – Pavilhão das Artes é o ponto de referência de produtos confeccionados por artesãos friburguenses, feitos com os mais variados materiais, e vendidos por preços acessíveis.

Endereço: Rua Romão Aguilera Campos, s/nº – Cônego - Nova Friburgo

*Temporariamente funcionando no Espaço Arp – Bloco 2 - Térreo*

Horário de funcionamento: sextas e sábados - 11h às 17h

                                       

 

ENCANTO & ARTE ARTESANATO (Associação Friburguense de Artesãos e Artistas Plásticos) - Localizado dentro do complexo da Casa Suíça, inserido no Circuito Tere-Fri, o espaço conta com uma enorme variedade de peças decorativas. No Encanto & Arte Artesanato, os visitantes encontram produtos personalizados, artesanais, comercializados por cerca de 20 associados e alguns convidados. 

Endereço: Estrada Teresópolis-Friburgo (RJ 130) - Km 18 - Conquista - Campo do Coelho - Nova Friburgo

Horário de funcionamento: sábados, domingos e feriados – 10h às 17h