EM CINCO DIAS, PREFEITURA ABRE 33 LEITOS DE ENFERMARIA NO HOSPITAL RAUL SERTÃ

Publicado em: 13/04/2021 10:57 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Erika Amaral

EM CINCO DIAS, PREFEITURA ABRE 33 LEITOS DE ENFERMARIA NO HOSPITAL RAUL SERTÃ

Em mais uma ação de enfrentamento à covid no município, a Prefeitura de Nova Friburgo abre mais 16 leitos de enfermaria destinados exclusivamente a pacientes com a doença no Hospital Municipal Raul Sertã. Desde o início do governo Johnny Maycon, em apenas quatro meses, a Secretaria Municipal de Saúde ativou quase 70% de leitos a mais do que havia na gestão anterior. Ao todo, são 33 em menos de uma semana. Providenciar essa ala foi uma ação emergencial, pois de acordo com a secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, a demanda está enorme e crescente. E ontem (domingo, dia 11), o hospital já não tinha mais local para adaptar os doentes à rede de oxigênio. “Essa é uma situação alarmante. Abrir leitos não é garantia de vida. O governo municipal está fazendo seu papel, porém, boa parte da população ainda não”, lamenta a secretária.

Nicole salienta que esse espaço foi possível devido à transferência de pacientes para a ala de ortopedia, que estava ociosa, e mesmo com este remanejamento, todos os leitos já foram ocupados. De acordo com o último boletim divulgado pela SMS, quatro pessoas já estavam na fila de espera aguardando por vagas.

Ainda de acordo com a secretária de Saúde, está passando da hora de a sociedade assumir sua responsabilidade no enfrentamento à covid. “O município está disponibilizando leitos, a vacinação ocorre conforme determinam as regras do Ministério da Saúde, o COE ajuda com diretrizes epidemiológicas, enfim, o governo municipal está agindo, mas precisa que a população ajude cumprindo o seu papel, evitando aglomerações, fazer uso constante de máscaras, manter o distanciamento físico, higienizar constantemente as mãos e fazer uso de álcool em gel”.