Publicado em: 12/02/2020 15:00 | Fonte/Agência: Secom

Foto: Rodrigo Ferreira

Comunidade prestigia mobilização pela Estação Cidadania em Olaria

O Roqueano Social Clube, que fica na Via Expressa Olaria-Cônego, sediou na noite de terça-feira, dia 11, concorrido encontro entre representantes da Prefeitura de Nova Friburgo e da comunidade de Olaria para tratar das obras de conclusão, gestão compartilhada e entrega da Estação Cidadania, antigo projeto do Centro de Cultura, Assistência Social e Esportes (Praça CEUs), em construção nessa avenida. Os secretários Mário José Bastos Jorge (Marinho), de Cultura; Cláudia Mara Barbosa, de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude; e Waldemir Veloso, de Esportes e Lazer, além do subsecretário de Convênios, André Gomes, fizeram a apresentação do projeto aos presentes. Depois de algumas paralisações devido a problemas burocráticos, o projeto foi resgatado pelo prefeito Renato Bravo.

Durante o encontro, Humberto Damasceno, que integra a diretoria da escola de samba Imperatriz de Olaria, sugeriu a inauguração da Estação Cidadania para o dia 21 de abril deste ano, data comemorativa do Dia de Olaria. Nova reunião ficou marcada para a próxima terça-feira, dia 18, novamente às 18h30, na sede do Roqueano.

O QUE É - A Estação Cidadania é um espaço público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. A responsabilidade será de um grupo gestor, a ser composto pela sociedade civil (moradores, associações e organizações não-governamentais) e poder público.

A gestão da Estação Cidadania deverá ser desenvolvida pelo município de forma compartilhada com as comunidades e entidades do entorno. Para isso é necessário desenvolver processos de mobilização social e capacitação em gestão, ao longo do período de implantação e funcionamento dos espaços. Após ser constituído, o grupo gestor deverá atuar na construção do estatuto, regimento interno e um plano de gestão, visando o bom funcionamento do espaço.

O projeto da Estação Cidadania pode ser conferido no Escritório de Gerenciamento, Convênios e Projetos (EGCP), órgão da Prefeitura de Nova Friburgo, que funciona na Avenida Alberto Braune, 224, no primeiro piso do Centro Administrativo Municipal Prefeito César Guinle, no Centro.