TRANSPARÊNCIA: PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO PASSA A GRAVAR E DIVULGAR REUNIÕES COM AS CONCESSIONÁRIAS

Publicado em: 12/01/2021 14:01 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Daniele Eddie

Transparência: Prefeitura de Nova Friburgo passa a gravar e divulgar reuniões com as concessionárias

Primeira reunião com a Nova Faol já pode ser acompanhada pelo Youtube

A transparência é um importante pilar da atual gestão municipal que visa o combate à corrupção, a defesa dos recursos públicos e o acompanhamento dos atos governamentais pelos cidadãos. Ainda durante a transição de governo, o então prefeito eleito fez uma reunião com as concessionárias municipais e registrou tudo em vídeo, que foi disponibilizado na internet. No último dia 06, já à frente do Executivo Municipal, o prefeito Johnny Maycon e outros servidores da Prefeitura de Nova Friburgo se reuniram mais uma vez com representantes da empresa Nova Faol. Numa atitude inédita na Administração municipal e de total transparência, todo o encontro foi gravado e já está acessível para conhecimento público.

Durante essa reunião específica sobre transporte público municipal, foram discutidas propostas para regularização e melhoria do serviço que está com vínculo jurídico precário desde a gestão anterior. Por determinação do prefeito Johnny Maycon, todo esse diálogo entre o poder concedente e concessionária, que durou quase quatro horas, foi registrado em vídeo visando, mais uma vez, garantir a transparência das ações do governo municipal. O registro da reunião pode ser acessado por todo cidadão no canal do Youtube da Prefeitura de Nova Friburgo.

A partir de agora, não haverá mais reuniões secretas entre membros da Administração Municipal e empresas prestadoras de serviços públicos. Todas as reuniões com as demais concessionárias, que fazem a coleta de lixo, distribuição de água e coleta de esgoto, também serão gravadas e divulgadas. Essa resolução do prefeito é baseada nos pilares da legalidade e transparência dos atos públicos. O governo ainda estuda a viabilidade técnica para transmitir licitações em tempo real na página oficial da Prefeitura na internet.

De acordo com o prefeito Johnny Maycon, “filmar as reuniões com representantes das concessionárias visa retirar todo e qualquer tipo de desconfiança e mostrar à população que esta gestão terá total transparência. Inclusive, estamos estudando a possibilidade de avançar com a publicação de uma base legal para assegurar que as próximas gestões cumpram o mesmo.
A população tem todo direito de saber o que acontece numa reunião entre o representante do Executivo e concessionárias. Eu acredito que é dessa forma que a gente vai mostrar aos cidadãos e órgãos de controle e fiscalização quais são as nossas intenções e que o interesse da gestão pública atenda rigorosamente aos preceitos constitucionais.”