NOVA FRIBURGO DISPONIBILIZA MAIS TRÊS PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA DE ÓLEO DE COZINHA

Publicado em: 18/04/2024 16:40 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Ana Clara Gravino

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, junto a concessionária Águas de Nova Friburgo, implantou recentemente três novos pontos de entrega voluntária (PEVs) do Projeto Trata Óleo. Os pontos estão agora disponíveis nas instituições Cederj, Cefet e UFF.

Durante a ação, a equipe de educação ambiental visitou os alunos visando sensibilizá-los sobre os problemas gerados pelo descarte inadequado de óleo vegetal, como o entupimento de encanamentos, a impermeabilização do solo e a poluição das águas.

O projeto conta com vários PEVs implantados no município, incluindo instalações nas secretarias de Meio Ambiente e de Educação, no pátio da Prefeitura de Nova Friburgo e nas escolas municipais Jardel Hottz (Braunes), Pastor Schlupp (Maria Teresa), Padre Rafael (Cordoeira) e São José (Olaria), disponíveis para toda população.

Vale destacar que essa ação está alinhada com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Destacam-se, entre eles, o acesso à água potável, com metas voltadas para assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos; o estímulo a cidades e comunidades sustentáveis, com metas relacionadas a tornar as cidades mais sustentáveis; e consumo e produção responsáveis, que também possui metas relacionadas à redução da geração de resíduos por meio da reciclagem e reutilização.