SMOMU CRIA NOVAS VAGAS PARA EMBARQUE E DESEMBARQUE E DE CURTA DURAÇÃO NO CENTRO DA CIDADE

 

Publicado em: 05/05/2021 16:49 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Fernando Moreira

Whatsapp

 

SMOMU CRIA NOVAS VAGAS PARA EMBARQUE E DESEMBARQUE E DE CURTA DURAÇÃO NO CENTRO DA CIDADE

As novas vagas, exceto as de curta duração, são de uso preferencial para motoristas por aplicativo e táxis, no entanto, podem ser utilizadas por qualquer condutor


A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), implantou nesta terça-feira, 4 de maio, mais quatro vagas de embarque e desembarque e outras de curta duração em cinco pontos da cidade. 

Os pontos de embarque e desembarque foram devidamente sinalizados com pintura viária com a letra “P” (de parada) e placas orientativas na Praça Getúlio Vargas. Eles foram instalados ao lado da Estação Livre; na esquina com a Rua Marques Braga; na esquina com a Rua Farinha Filho; e em frente ao Friburgo Shopping. 

Já as novas vagas de curta duração, nas quais o motorista pode permanecer estacionado por até 20 minutos com o pisca alerta ligado, foram implantadas na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no trecho compreendido entre o Edifício Comércio Indústria e o banco Bradesco. 

Em meados de abril passado já haviam sido criadas seis vagas para embarque e desembarque – quatro na Avenida Alberto Braune e mais uma na Rua Duque de Caxias. O secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, Fabrício Medeiros, ressalta que as novas vagas – exceto as de curta duração – são de uso preferencial para motoristas por aplicativo e táxis, no entanto, podem ser utilizadas por qualquer condutor, desde que apenas com a finalidade de embarque ou desembarque de passageiros. 

“O intuito é direcionar os passageiros para que criem o hábito de solicitar corridas ou pegar caronas nesses locais, assim como também desçam. Portanto, utilize as vagas pelo tempo estritamente necessário para que o passageiro entre ou saia do veículo”, destacou o secretário.

A infração para quem estaciona nos pontos de parada é de natureza média, prevista no Artigo 181, XIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Revitalização de faixas de pedestres

Desde o início de abril, a Smomu está promovendo a revitalização das faixas de pedestres do Centro da cidade. De acordo com o titular da pasta, Fabrício Medeiros, o objetivo é garantir a segurança dos pedestres durante a travessia. 

Fabrício reforça que o compromisso da Smomu é aprimorar de forma frequente a segurança dos usuários das vias do município, sejam eles pedestres, ciclistas ou motoristas. O trabalho de revitalização das faixas de pedestres já foi concluído no entorno da Praça Getúlio Vargas, inclusive no início da Rua Francisco Miele, junto a Estação Livre, e segue em outros pontos da cidade.

“Adotamos o período noturno para realizar esse trabalho, de modo a gerar o menor impacto possível no trânsito. Em breve nossa cidade estará toda cuidada como merece”, projeta o secretário.


Imagens